O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, anunciou ontem que a nova fase do Programa "Banda Larga para Todos" tem como meta garantir o acesso ao serviço para 95% da população, até 2018 – o que representaria um total de 300 milhões de acessos à banda larga, no ano da projeção. O projeto prevê a implantação de uma ampla rede de fibra ótica para cobrir todo o território piauiense.
Segundo o ministro, serão necessários entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões para o projeto. Em localidades sem acesso à fibra ótica, a solução seria usar satélites.
Berzoini defendeu também a desburocratização da radiodifusão no país, com o objetivo de dar mais agilidade aos processos de concessão no setor: “Precisamos de uma legislação extraordinária que dê eficácia para atender aos atuais dispositivos constitucionais, que são extremamente bem formulados e estruturados. E [precisamos] de debates para formularmos propostas que assegurem a liberdade de expressão como pilar da democracia, para que todos os brasileiros se sintam contemplados dentro desse dispositivo”.