A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), no auditório Gerardo Ponte Cavalcante o Security Day Teresina, evento que trouxe discursos sobre a importância da prevenção aos riscos digitais e infraestrutura de rede, além de abordar diversos assuntos e novidades sobre a política de segurança na informática.
Temas como guerra cibernética, ciberterrorista, ciberespião e cibercriminoso foram abordados e discutidos para que se tenham dimensões de como esses fatores podem afetar diretamente no sistema financeiro, por exemplo, e em serviços essenciais que o estado ou as empresas se utilizam através redes de dados.
Raphael Mandarino Junior, um dos palestrantes do evento e que foi Diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República entre os anos de 2006 e 2014 afirmou que “eventos como esse sinalizam para os gestores a importância de ter redes seguras e que se firme a construção de infraestrutura de rede”. Mandarino relembrou no evento as invasões nas quais o Brasil foi vítima nas redes e debateu sobre leis que asseguram o acesso à informação além de defender a conduta da segurança da informação tendo como reforço o engajamento da administração federal.
“Através do investimento que o governo faz na indústria nacional de tecnologia, podemos transformar em soluções tecnológicas de alto nível que trazem benefícios para a população. Levando em conta o planejamento que o governo do estado do Piauí tem na área tecnológica a população será muito beneficiada no sentido de quem sabe ter internet grátis no estado todo”, explicou Ita Marques, diretor de vendas da Datacom.
De acordo com o diretor comercial da empresa Aker, Cleber Ribas é necessário que se invista seriamente nas redes buscando evitar violação na questão da segurança virtual. “Hoje o mercado vive uma crise de identidade muito grande, o Brasil foi alvo de espionagem e ataques na rede, para que a industrial nacional se desenvolva é necessário que os governos invistam nas redes nacionais firmando parcerias com o governo”, afirmou.
O evento continuará a ser realizado ao longo do dia e será direcionado ao corpo acadêmico e a empresas ligadas à tecnologia da informação.