O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quinta-feira (16), com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, para tratar de ações que promovam o desenvolvimento do Nordeste, especialmente na área da exploração das potencialidades regionais e da educaçãono Palácio de Karnak. Na reunião, estiveram presentes deputados estaduais e os Secretários da Educação, Desenvolvimento Rural, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cidades, Trabalho e Emprego e o presidente da Fundação Cepro e o Diretor de Gestão Estratégia da ATI, Nataniel do Vale.
A visita do Ministro tem o objetivo de buscar apoio no fortalecimento de construção de um federalismo cooperativo, para o desenho de um novo plano de desenvolvimento nacional. "Precisamos redesenhar o federalismo brasileiro e organizar a parceria do Governo Federal com os estados e municípios; o Projeto Nordeste é uma prioridade nossa”, afirma Mangabeira Unger.
O ministro garante que o Estado deve estabelecer uma nova organização econômica, com a valorização do empreendedorismo e do pequeno e médio empresário e explica que o Governo deve estimular a construção democratizante de economia de mercado, por meio do empreendedorismo criativo e a aproximação com pequeno produtor; promovendo uma concorrência cooperativa, criando um mutirão de aproveitamento de recursos tecnológicos, financeiros e humanos.
“É um equivoco contentar-se com o modelo de desenvolvimento voltado para a monocultura praticada no cerrado. Devemos focar também no semi-árido. A alternativa é associar a diversificação produtiva a dois grandes conjuntos de iniciativas: o produtivismo includente, voltado aos pequenos e médios empreendimentos, com a ampliação do acesso ao crédito e a tecnologia; e promover uma educação analítica, capacitadora e cooperativa”, defende Mangabeira Unger .
Fonte: Ccom