Diretores da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) se reuniram com o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Lima, a fim de firmar parcerias para projetos estratégicos como a existência de um Polo de Tecnologia no estado do Piauí, além de abordar sobre a Rede Metropolitana de Fibra Ótica que interligará mais de 70 órgãos públicos da capital.
A rede de fibra ótica permite a transmissão de dados em longas distâncias com alta velocidade e pouca perda de sinal e qualidade, com isso a Rede Metropolitana viabilizará um fluxo maior de dados entre os órgãos que passarão a se utilizar dessa rede.
Para o diretor da ATI, Avelyno Medeiros, essas são ações que viabilizam a aproximação do órgão com o meio acadêmico. “Esta é uma parceria estratégica para o Estado de aproximar a academia da ATI, para que possamos construir projetos importantes como o Polo de Tecnologia e a Rede Metropolitana”, afirmou.
Na reunião, também foram abordados assuntos como a disponibilidade de alunos do IFPI para trabalharem na ATI, através de processos seletivos de bolsas e estágios. “Foram encaminhados ofícios para as unidades federais e estaduais IFPI, UFPI e UESPI e, após essa seleção, estudaremos a viabilidade, caso tenha demanda, de expandir também para as faculdades”, explicou o diretor técnico David Avelino.
Ainda segundo o diretor técnico, o reitor Paulo Henrique Lima sinalizou interesse em fazer parceria de capacitação dos servidores da ATI com o instituto. “Este projeto será estudado e apresentado para, futuramente, se firmar mais essa parceria”, finalizou.