A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) realizará, no dia 29 de abril, o evento Security Day Teresina, que tem como objetivo trazer novidade sobre política de segurança na informática, discussão sobre prevenções de riscos digitais e a importância da infraestrutura de redes. O evento que será realizado ao longo do dia no auditório Gerardo Ponte Cavalcante, na ATI, direcionado aos responsáveis por tecnologia de informática (TI) de cada órgão do estado e para o corpo acadêmico.
O diretor de Gestão Estratégia da ATI, Nataniel do Vale, explica que esse seminário é o início de um conjunto de ações que o Governo do Estado, através da ATI, pretende realizar. “Temos o intuito de dar o incremento necessário à política de segurança da informação, com enfoque principal nos órgãos da administração estadual. A ATI tem a missão, como órgão executor de política de informática do Estado do Piauí, de zelar pela segurança dos dados e das informações, não só dela, ATI, mas do conjunto dos órgãos da Administração Estadual”, afirmou.
Ainda segundo o diretor de Gestão Estratégia, o evento tem como objetivo aproximar a ATI dos órgãos de Tecnologia da Informação e do meio Acadêmico. “Esse seminário tem dois grandes objetivos: primeiro conhecermos as novas políticas e práticas de segurança dos dados e das informações que, sem dúvida, em um evento nesse nível pode oferecer, propiciando maior qualidade e segurança na prevenção dos crimes cibernéticos hoje muito comum, e outro é aproximar a ATI dos órgãos envolvidos com TI, como também da comunidade universitária, já que os estudantes de hoje serão os futuros protagonistas dessa área”.
O evento tem como palestra principal A defesa cibernética no Brasil e os impactos do Marco Civil na Gestão Pública, sob o comando do palestrante Raphael Mandarino Junior, que foi diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, entre os anos de 2006 e 2014, e coordenou o Comitê Gestor da Segurança da Informação do Conselho de Defesa Nacional Brasileiro.
Segundo o diretor Técnico da ATI, David Avelino, o tema segurança foi o primeiro a ser escolhido por conta dos diversos casos de invasões e tentativas de corromper os sistemas público e privado, divulgados recentemente na mídia nacional. “Pensamos em trazer esse tema para esclarecer e conscientizar tanto os órgãos como o meio acadêmico da importância e da necessidade urgente de aumentarmos nossas medidas de segurança, para evitar essa perca de informações sigilosas e importantes para as empresas”, frisou.
A gerente de Gestão Estratégica, Cynara Rocha, ressaltou a importância das parcerias firmadas com os órgãos para a realização do evento. “A ATI está realizando esse primeiro evento totalmente em parceria com as empresas Aker e Datacom, pois estamos adotando as medidas do Governo do Estado na questão de redução das despesas administrativas. Esse será o primeiro de muitos a serem realizados pela equipe da ATI”, concluiu a gerente.