INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
ATI instala rede de fibra óptica em Teresina
03/12/2014 - 07:27  
  
Twitter 
Google+ 
Christianne Alencar - Diretora Geral da ATI
Investindo em ações que permitem inclusão digital, a Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Estado (ATI) iniciou a instalação das redes de fibra óptica na região metropolitana de Teresina através do GigaPiauí. O projeto faz parte do Programa Piauí Estado Digital e irá interligar 75 órgãos públicos com internet gratuita e de alta qualidade na região metropolitana de Teresina.
 
De acordo com a diretora geral da ATI, Christianne Alencar, esse projeto, além de inovador é também um marco importante na área de tecnologia do Estado em razão dos serviços que serão ofertados com velocidade e qualidade ampliadas.
 
“Como resultado disso, o Piauí terá o desenvolvimento de ações - sejam da área de educação, estrutural, administração ou saúde – com mais eficácia e celeridade. Será possível, por exemplo, a realização de videoconferências, telemedicina e ainda diversos serviços com mais agilidade. Tudo isso tem um impacto que resulta em positivas modificações econômicas e culturais no nosso Estado”, pontua a diretora geral.
 
O GigaPiauí propiciará infraestrutura a novos projetos tecnológicos, disponibilizará acesso à internet para a população, além do aporte tecnológico a aplicações e serviços do Estado. Na prática, com a rede implantada, um hospital poderá se comunicar com outro, auxiliando algumas operações, diagnósticos e análises remotas.
 
Segundo o diretor técnico da ATI, Jean Portela, a instalação da fibra óptica na região de Teresina deverá ser concluída até dezembro deste ano. A segunda fase do projeto será iniciada em seguida interligando Teresina às cidades de Esperantina, Piracuruca, Batalha, Cabeceiras, Barras e José de Freitas, onde será instalado um cinturão óptico para permitir a estabilidade da rede. A sequência do programa levará Internet a todos os municípios do Piauí sem a dependência exclusiva das operadoras de telefonia.
 
“Esse é um grande avanço para o estado do Piauí, pois todos os serviços prestados que utilizam tecnologia do Data Center ou internet terão melhorias bastante significativas. Órgãos estaduais, Comandos da Polícia Militar, delegacias, hospitais, UESPI, UFPI e até mesmo a Ponte Estaiada são alguns dos locais que estarão dentro de uma rede de alta velocidade”, explica Jean.
 
O projeto Giga Piauí é realizado em parceria com a Eletrobrás Distribuição Piauí que está compartilhando parte de sua estrutura de posteamento para que a ATI possa fazer a instalação de cabos de fibra óptica.
.
A rede de fibra óptica instalada na região metropolitana de Teresina crescerá cerca de 50km para atendimento aos acessos do Estado, deixando todos ligados e comunicados. Essa rede trará mais tecnologia e uma redução econômica considerável de gastos, uma vez que as pessoas deixarão de ter links individuais e passarão a ter apenas um link sendo utilizado por todos, com uma tarifa de baixo custo e de muita qualidade.
 
Desse modo, o projeto GigaPiauí é uma ação da ATI no sentido de transformação social, digital e histórica através da ferramenta que hoje domina o mundo inteiro - a internet. É uma iniciativa que proporciona o crescimento tecnológico em benefício de todo o Piauí.

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE