ATI promove inclusão digital na Praça do Mocambinho
15/11/2014 - 08:31

Equipe da ATI e Prefeitura no lançamento do Wi-Fácil
Os frequentadores da Praça Professor Paulo de Tarso, mais conhecida como Praça da Telemar, localizada no bairro Mocambinho, zona Norte da capital, terão um motivo a mais para visitar o espaço. Trata-se do Projeto Wi-Fácil, lançado na noite desta última sexta-feira (14), que leva internet livre e gratuita para as praças da cidade.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) com a Prefeitura Municipal de Teresina. O projeto contemplará, inicialmente, 14 praças da capital, mas a expectativa é expandir o acesso gratuito para mais cinco praças, chegando a um total de 19 espaços públicos com internet sem fio.

“O Governo do Estado, através da ATI, está investindo cerca de R$ 450 mil em equipamentos destinados às 14 praças previstas no Wi-Fácil. Mas já estamos vendo a possibilidade de aumentar o número de praças com internet. Para isso, está sendo estudada a viabilidade do link em cada praça”, afirma o diretor de Tecnologia da ATI, Jean Portela

De acordo ainda com o diretor, o sistema instalado nas praças está preparado para garantir acesso simultâneo à internet sem fio de cerca de 250 dispositivos como celulares, tablets, entre outros.

“Cada equipamento fornecido pela ATI custou em média R$ 35 mil e funciona como um roteador de grande alcance. É um equipamento especial, capaz de suportar chuva e oscilações de temperatura. Caberá, então, à Prefeitura manter e gerenciar a conexão”, completou Jean Portela. ”

Emanoel Batista, morador do bairro Mocambinho, aprovou o lançamento do projeto. “A iniciativa é muito legal porque vai favorecer quem não tem internet em casa. Muitos estudantes vão poder acessar aqui”, destacou.

A facilidade no acesso à informação foi o ponto ressaltado por Joseane Cavalcante de Moraes, professora de língua portuguesa e frequentadora da Praça da Telemar. “É uma excelente iniciativa porque vai facilitar o acesso das pessoas à informação, e, a partir desse projeto, elas estarão também mais conectadas com o mundo”, disse.

O projeto Wi-Fácil será implantado em duas etapas. A primeira, iniciada no bairro Mocambinho, contemplará outras cinco praças. O cronograma de implantação já está definido. No próximo dia 21 de novembro é a vez da Praça Ocílio Lago (Skatistas), no bairro Jockey Club, receber internet gratuita; no dia 5 de dezembro é a Praça dos Correios, no bairro Itararé.

Em 2015 o projeto continua. Dia 9 de janeiro quem recebe internet livre é a Praça da Bíblia, no Promorar, e no dia 23 de janeiro, será a vez da internet grátis chegar à Praça da Integração, no bairro Parque Piauí. As demais nove praças, correspondentes à segunda etapa, terão o serviço disponibilizado entre fevereiro e julho do próximo ano.

Além do diretor de Tecnologia da ATI, Jean Portela, esteve presente no lançamento do projeto, o diretor Administrativo e Financeiro da ATI, Henrique Camarço, que destacou a importância da iniciativa para quem não pode pagar pelo acesso à rede.

“A importância maior do Wi-Fácil é revitalizar as praças da capital e promover o livre acesso à internet nos bairros. A partir de agora, qualquer pessoa que tenha um celular poderá navegar sem custo algum e realizar pesquisas”, afirma Camarço.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, presente no lançamento, agradeceu à Agência de Tecnologia do Estado pela parceria na implantação do projeto. “Agradeço essa parceria realizada junto com a ATI. Parceria inteligente e produtiva que permitirá que possamos levar o Wi-Fácil para várias comunidades de Teresina”, disse.

Para ter acesso à internet livre na praça, o usuário terá apenas que se cadastrar no sistema de conectividade que aparecerá no seu dispositivo (celular, tablet, etc) logo que ele entrar no raio de alcance do Wi-Fácil. A vantagem é que feito o cadastro, ele é válido para as demais praças onde o projeto será instalado.

A previsão da Agência de Tecnologia do Estado é que se chegue a 323 mil acessos gratuitos quando o Wi-Fácil estiver em pleno funcionamento nas 14 praças da capital.

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing