INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Internet é importante aliada no combate à violência doméstica
26/08/2021 - 09:56  
  
Twitter 
Google+ 
O APP foi baixado mais de 33.288 vezes

A internet pode ser uma forte aliada no combate à violência contra a mulher. Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei N° 11.340) completou 15 anos com importantes avanços no combate à violência doméstica. No Piauí, uma ferramenta inovadora desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), tem contribuído bastante para identificação de casos de violência, evitando a morte de muitas mulheres. O aplicativo Salve Maria, criado em 2016, já foi baixado 33.288 vezes. Ao todo, já são mais de 2.300 denúncias feitas por meio da ferramenta.

Graças ao acesso à internet e o uso do aplicativo, as mulheres piauienses contam com uma forma de proteção para coibir os cinco tipos de violência abrangidos pela Lei Maria da Penha: violência psicológica, violência moral, violência sexual, violência física e violência patrimonial.

As denúncias podem ser feitas em duas modalidades através do Salve Maria, sendo o botão do pânico a mais imediata. O botão deve ser usado no ato em que se percebe ou acontece qualquer agressão contra a mulher e as denúncias são encaminhadas para as delegacias especializadas. Ao ser apertado, o aplicativo emite um chamado com georreferenciamento (localização geográfica) para a delegacia mais próxima da ocorrência e o policial que receber o aviso, aciona uma viatura para o caso. Já o botão de denúncia é para relatar fatos ocorridos no passado, que serão investigados pela Polícia Civil.

A delegada Eugênia Villa, conta que o aplicativo Salve Maria resultou de um estudo analítico dos casos de feminicídio ocorridos no Piauí ainda em 2016. “Nós verificamos que as mulheres morriam em silêncio, ou seja, elas não recorriam à polícia, não havia nenhum registro anterior a sua morte. No entanto, nós verificávamos nos depoimentos das testemunhas, sobretudo dos parentes, amigos e vizinhos, que elas sofriam violência e não relatavam para a polícia. Então, nós pensamos: como chegar antes do assassinato? Como nós podemos fazer com que essas mulheres peçam ajuda à polícia e possamos evitar o feminicídio? Criamos então o aplicativo Salve Maria, em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação”, explica.

Atualmente, a ATI elabora um trabalho para a transferência de tecnologia entre Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE)e ATI, com o objeto de implantar a Inteligência Artificial (IA) no Salve Maria. A inteligência artificial utilizada no aplicativo também permitirá identificar situações de violência doméstica, por meio de análise de som captado do ambiente, analisando o sentimento na voz da vítima. Uma vez instalado no celular, a tecnologia capta os sons do ambiente e analisa possíveis agressões a partir de palavras-chave ou por meio do sentimento na voz da usuária.

“O salve Maria é uma plataforma que integra as polícias Civil e Militar, neste sentido, o aplicativo é uma ferramenta que atua como parceira da polícia na luta contra o feminicídio e a violência contra a mulher. É importante ressaltar que as denúncias são feitas de forma anônima, então, se você presenciou algum tipo de violência seja física ou psicológica, não se cale, faça sua denúncia”, ressaltou o diretor-geral da ATI, Antônio Torres.

O Salve Maria está disponível para download nos sistemas iOS ou Android. Ao acessar a loja virtual, basta fazer uma busca com o nome Salve Maria, iniciar o download e fazer um cadastro com o número do CPF, seguindo a política de privacidade e segurança adotada pela ATI.

O uso da internet pela população é fundamental para que mais pessoas consigam baixar o aplicativo e realizar as denúncias. A PPP Piauí Conectado trabalha para que mais piauienses possam ter acesso à internet. A internet fibra óptica disponibilizada pela concessionária já está presente em mais de 130 cidades e deve chegar a todos os 224 municípios em 2022.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE