O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Governo do Piauí aprovou a expansão do Projeto Piauí Conectado, que irá assegurar acesso à internet banda larga para os 224 municípios do estado.
O diretor-presidente da concessionária SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que a ampliação da cobertura de internet de qualidade em todo o estado irá proporcionar inúmeros benefícios para a população. “Em dois anos de implantação do nosso projeto, a cobertura de internet no Piauí cresceu 125%, um número bem acima da média brasileira que foi 22%. Com essa expansão, o estado ficará 100% conectado por meio de fibra óptica, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população”, destaca o gestor.
Atualmente, o Piauí Conectado está presente em 101 municípios, beneficiando cerca de 2,5 milhões de piauienses. Com a expansão, o projeto chegará aos 224 municípios e alcançará 12 mil quilômetros de rede de fibra óptica.
“Esse é um momento de alegria e de vitória, de acreditar em um projeto que deu certo. O Piauí Conectado avançou na primeira etapa de maneira muito séria e rápida, já chegamos aos 101 municípios do estado e agora vamos incluir mais 123 municípios concluindo 100% do Estado do Piauí conectado em banda larga. O Piauí vai ser o primeiro estado da federação até o final de 2022 a ter todos os seus municípios integralmente interligados com fibra de alta velocidade”, disse o diretor-geral da ATI Antônio Torres.
Para o governador Wellington Dias, a expansão é muito benéfica para o Piauí. “Temos uma prática pioneira no Brasil, levando internet de qualidade aos pontos mais distantes do estado. Um modelo de referência para todo o Brasil. Isso significa a viabilidade de serviços de telemedicina, segurança, educação EAD, possibilidade de serviços bancários e de crédito, que ampliam, e muito, as possibilidades não só do comércio, mas também de toda a estrutura social”, destacou o gestor.
Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, o estudo de expansão foi iniciado para ressignificar a Administração Pública de todo o Estado com serviços de qualidade. Ela acredita que a tendência, no futuro, é fortalecer cada vez mais a telemedicina, a tele-segurança e a teleducação. “É por meio da rede que a gente se conecta e para a Administração Pública tem sido o caminho para que as atividades não suspendam ou parem. É graças a essa PPP que conseguimos manter um ritmo de trabalho”, frisa a gestora.
O Projeto Piauí Conectado é uma iniciativa de Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a implantação de uma rede de fibra óptica de internet de qualidade e menor custo. O objetivo é que essa rede atenda as demandas da população piauiense nas três principais áreas da administração pública: educação, saúde e segurança.