INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
ATI prepara Plano Diretor de Tecnologia
13/04/2021 - 09:53  
  
Twitter 
Google+ 
Gráfico de resultado da pesquisa

 A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), está elaborando seu Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI) para promover a eficiência dos serviços prestados pela ATI, garantindo que estes sejam executados de forma racional e objetiva.


“No nosso PDTI teremos previsão de orçamento, necessidades, soluções para melhorar nossa tecnologia e os nossos objetivos. É um plano em que a gente vai fazer de acordo com as metas que a gente estabelece dentro dele”, informou a Gerente de Governo Digital da ATI, Diana Almeida.

Um PDTI é um documento muito importante que detalha os processos de Tecnologia da Informação que a instituição usa para gerenciar suas operações. Uma das ferramentas utilizadas com os colaboradores durante essa etapa de construção foi a MATRIZ GUT, que tem como objetivo coletar informações sobre os setores por meio de 3 critérios: Gravidade, Urgência e Tendência e priorizar a resolução de problemas complexos para minimizar ou evitar possíveis riscos para a instituição.  

De acordo ainda com Diana Almeida, a escolha da ferramenta Matriz GUT para o diagnóstico se deu pela possibilidade de seleção das necessidades da Agência e dentro destas, destacar as mais urgentes.  

“Selecionamos um grupo específico de colaboradores, mais especificamente da parte técnica e a gente pediu que eles selecionassem esses problemas dos setores e classificassem entre gravidade, urgência e tendência e selecionassem em notas de 1 a 5”, explicou a gerente.

Para a realização da pesquisa, a equipe técnica da ATI desenvolveu um sistema simples que calcula automaticamente os valores de cada problema, gerando os gráficos e todos os dados da pesquisa de forma rápida.

Após diagnóstico, a próxima etapa será planejar as metas e execução e por fim, o monitoramento do que foi definido no PDTI. “O PDTI é um documento que terá vigência de dois em dois anos, então neste período a gente vai fazendo uma previsão de trabalho e planejamento e ajustando os nossos trabalhos”, finalizou Almeida.


Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE