A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), está elaborando seu Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI) para promover a eficiência dos serviços prestados pela ATI, garantindo que estes sejam executados de forma racional e objetiva.
“No
nosso PDTI teremos previsão de orçamento, necessidades, soluções para melhorar
nossa tecnologia e os nossos objetivos. É um plano em que a gente vai fazer de
acordo com as metas que a gente estabelece dentro dele”, informou a Gerente de
Governo Digital da ATI, Diana Almeida.
Um PDTI é um documento muito importante que detalha os processos de Tecnologia da Informação que a instituição usa para gerenciar suas operações. Uma das ferramentas utilizadas com os colaboradores durante essa etapa de construção foi a MATRIZ GUT, que tem como objetivo coletar informações sobre os setores por meio de 3 critérios: Gravidade, Urgência e Tendência e priorizar a resolução de problemas complexos para minimizar ou evitar possíveis riscos para a instituição.
De acordo ainda com Diana Almeida, a escolha da ferramenta Matriz GUT para o diagnóstico se deu pela possibilidade de seleção das necessidades da Agência e dentro destas, destacar as mais urgentes.
“Selecionamos um grupo específico de colaboradores, mais especificamente da parte técnica e a gente pediu que eles selecionassem esses problemas dos setores e classificassem entre gravidade, urgência e tendência e selecionassem em notas de 1 a 5”, explicou a gerente.
Para a realização da pesquisa, a equipe técnica da ATI desenvolveu um sistema simples que calcula automaticamente os valores de cada problema, gerando os gráficos e todos os dados da pesquisa de forma rápida.
Após diagnóstico, a próxima etapa será planejar as metas e execução e por fim, o monitoramento do que foi definido no PDTI. “O PDTI é um documento que terá vigência de dois em dois anos, então neste período a gente vai fazendo uma previsão de trabalho e planejamento e ajustando os nossos trabalhos”, finalizou Almeida.