ATI fará adequação em sistema de serviços do Corpo de Bombeiros
12/01/2021 - 16:33

Os serviços serão tramitados eletronicamente

Representantes da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e do Corpo de Bombeiros se reuniram nessa segunda-feira (11) para definir ajustes que serão implantados no sistema da corporação militar. Estiveram presentes o diretor de Engenharia do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel José Veloso, e o tenente-coronel Macêdo, além de equipe técnica da ATI.

De acordo com o analista de sistemas da ATI, Evaldo Cunha, a Agência fará uma adaptação e customização de um sistema que atenderá a necessidade da corporação com relação à documentação de usuários, como solicitação de vistoria de projeto, pagamento de taxas e demais requisitos que passarão a ser tramitados eletronicamente. “Toda a documentação exigida para solicitar uma vistoria, por exemplo, em um prédio ou uma residência, o usuário da sua casa vai poder fazer a solicitação através de formulários e depois ele vai também inserir a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiro. Depois disso, a corporação vai fazer um parecer favorável daquilo que o usuário solicitou e esse parecer também poderá ser impresso de forma on-line, sem que haja necessidade de ter que se deslocar até a sede para obter o documento”, explicou.

Evaldo Cunha acrescenta que o usuário também poderá anexar o comprovante de pagamento de taxas dentro da plataforma, tendo assim, mais celeridade no processo.

Entre essas mudanças, o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar em seu sistema de atestado de regularidade, a divulgação de todas as informações relacionadas a estabelecimentos de reunião de público que estão regularizados no estado.

“Se a pessoa quer, por exemplo, participar de um evento na casa de show, ela pode fazer essa consulta no site do Corpo de Bombeiros, no sentido de consultar as se o lugar é ou não regularizado, ou seja, a pessoa já vai sabendo que aquele lugar tem a aprovação pelo Corpo de Bombeiros, das condições de segurança contra incêndio e pânico”, informou o tenente-coronel José Veloso, diretor de Engenharia do Corpo de Bombeiros.

A Lei Kiss de nº 13.425/2017, criada para evitar tragédias como a que deixou 241 mortos e 608 feridos na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, estabelece diretrizes gerais acerca de medidas de prevenção e combate a incêndios em estabelecimentos comerciais, edificações e áreas de reunião de público.