O diretor técnico da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Luciano Aguiar, terá seu artigo publicado pela International Conference on Computational Science & Computational Intelligence, Conferência Anual em Ciência da Computação e Inteligência Computacional que seleciona artigos que abordem soluções para problemas em todas as áreas da ciência computacional e inteligência computacional. O evento acontece de 16 a 18 de dezembro de 2020, na cidade de Las Vegas (EUA).
A Conferência Internacional CSCI-20 reúne os artigos de diversas comunidades, incluindo pesquisadores de universidades, empresas, agências governamentais e organismos de normalização.
Para Luciano Aguiar, a participação no evento oportuniza mostrar a qualidade do corpo técnico de servidor do Estado. “Grandes pesquisadores do mundo têm suas publicações nesse evento. É uma visibilidade muito grande, é um dos eventos mais importantes nesta área, com altos índices de qualidade”, ressaltou Aguiar.
O principal objetivo da Conferência CSCI é facilitar o aumento das oportunidades de soluções cruzada em Ciências da Computação e Inteligência ComputacionaI. Luciano Aguiar que já teve seus artigos publicados em países como França e Portugal, apresentará seu trabalho na área de DevOps, que é a integração da equipe de desenvolvimento com equipe de infraestrutura de operações, ou seja, o DevOps tem a função de integrar, compartilhar conhecimento e automatizar os processos.
“Esse artigo especificamente fazia um estudo em cima dessa área de pesquisa de DevOps e verificava se existia algum modelo de maturidade para observar como é que se aplica DevOps no ciclo de desenvolvimento de software mundialmente. Esse artigo é chamado de mapeamento sistemático onde fiz uma análise em 2.100 artigos, nesta análise encontrei 11 modelos de maturidade existentes, mas nenhum validado. Esse resultado me fez propor uma modelo de maturidade no qual farei minha tese de doutorado, com o objetivo de validar e aplicar esse modelo de maturidade”, explicou Aguiar.