INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Diretor Técnico da ATI apresentará artigo em evento internacional
14/12/2020 - 11:17  
  
Twitter 
Google+ 
Luciano Aguiar, direto técnico da ATI

O diretor técnico da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Luciano Aguiar, terá seu artigo publicado pela International Conference on Computational Science & Computational Intelligence, Conferência Anual em Ciência da Computação e Inteligência Computacional que seleciona artigos que abordem soluções para problemas em todas as áreas da ciência computacional e inteligência computacional. O evento acontece de 16 a 18 de dezembro de 2020, na cidade de Las Vegas (EUA).

A Conferência Internacional CSCI-20 reúne os artigos de diversas comunidades, incluindo pesquisadores de universidades, empresas, agências governamentais e organismos de normalização.

Para Luciano Aguiar, a participação no evento oportuniza mostrar a qualidade do corpo técnico de servidor do Estado. “Grandes pesquisadores do mundo têm suas publicações nesse evento. É uma visibilidade muito grande, é um dos eventos mais importantes nesta área, com altos índices de qualidade”, ressaltou Aguiar.
Foto_26102020_011026


O principal objetivo da Conferência CSCI é facilitar o aumento das oportunidades de soluções cruzada em Ciências da Computação e Inteligência ComputacionaI. Luciano Aguiar que já teve seus artigos publicados em países como França e Portugal, apresentará seu trabalho na área de DevOps, que é a integração da equipe de desenvolvimento com equipe de infraestrutura de operações, ou seja, o DevOps tem a função de integrar, compartilhar conhecimento e automatizar os processos.


“Esse artigo especificamente fazia um estudo em cima dessa área de pesquisa de DevOps e verificava se existia algum modelo de maturidade para observar como é que se aplica DevOps no ciclo de desenvolvimento de software mundialmente. Esse artigo é chamado de mapeamento sistemático onde fiz uma análise em 2.100 artigos, nesta análise encontrei 11 modelos de maturidade existentes, mas nenhum validado. Esse resultado me fez propor uma modelo de maturidade no qual farei minha tese de doutorado, com o objetivo de validar e aplicar esse modelo de maturidade”, explicou Aguiar.


O diretor técnico da ATI é também Mestre em Engenharia de Software, Especialista em Redes de Computadores e Docência do Ensino Superior. O tema do artigo de Aguiar é “Methods of Implementation, Maturity Models and Definition of Roles in DevOps Frameworks: A Systematic Method” (Métodos de implementação, modelos de maturidade e definição de funções em frameworks DevOps: um método sistemático). Os autores dos artigos poderão optar por três modalidades de apresentação: apresentação in loco, remotamente, através de apresentação em slides e remotamente com apresentação pré-gravada, está última, será a forma de apresentação de Luciano Aguiar.



Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE