Piauí Conectado amplia conexão de internet oferecida aos municípios piauienses
23/11/2020 - 09:47

Implantação da fibra pelo método subterrâneo

A equipe da empresa Piauí Conectado está prosseguindo com a implantação do backbone e começou a construção de uma estrutura de transmissão de dados por onde passarão os cabos de fibra óptica que vão interligar os 101 municípios já atendidos. A primeira etapa da implantação pelo método subterrâneo vai interligar Teresina a Parnaíba.

Novas máquinas chegaram ao Piauí para execução da obra de implantação destas rodovias digitais. As valetadeiras, máquinas modernas e com alta produtividade adquiridas pela Piauí Conectado, garantem a abertura de valas na profundidade e largura exatas, evitando desperdícios. A profundidade das valas pode chegar a 1m20.

Todas as licenças necessárias para execução da obra foram obtidas junto ao Iphan, DNIT, Semar, Setrans e DER. Estão sendo investidos mais de R$144 milhões com a instalação de aproximadamente 4.000 km de fibra óptica pelos métodos aéreo e subterrâneo.

O diretor de Implantação e Manutenção da Piauí Conectado, Cleiton Dias, explica que a ligação por meio do backbone permite a alta capacidade de trafegabilidade de dados, oferecendo mais segurança para a rede de fibra óptica. “Estamos ampliando a capacidade de transmissão de dados nos órgãos estaduais localizados nos municípios atendidos pela Piauí Conectado. Com esta alta capacidade de conexão, os serviços públicos oferecidos à população poderão ser agilizados”, explica.

Foto_23112020_091136

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, afirma que a implantação do backbone é uma das fases mais importantes e de maior investimento do projeto. “O backbone é parte fundamental deste projeto que, ao ser concluído vai contribuir para que o Piauí fique no topo da lista dos estados mais conectados do Brasil, graças à uma rede de fibra óptica segura e moderna”, explica.

O governador Wellington Dias destacou a importância da iniciativa. “O Piauí Conectado é o projeto que leva internet de alta qualidade para todo o Piauí. Na PPP feita com o Governo do Piauí, o trabalho gera emprego e renda, faz parte do PRO Piauí e implanta a rede de fibra óptica que permite de 10 Mb a 30 Mb para o povo do Piauí. Já chegamos em 96 municípios e vamos chegar a 101 até dezembro. Em 2021, chegaremos aos 224 municípios do Piauí!”, descreveu.

101 municípios ativos
Antes do prazo previsto no contrato de parceria público-privada com o Governo do Estado, a Piauí Conectado conseguiu levar internet de fibra óptica a 101 municípios. A estrutura de conexão está beneficiando mais de 2,5 milhões de piauienses, que passam a ter acesso a serviços públicos de qualidade. Já são mais de 1200 pontos de internet ativos em instituições como escolas, delegacias e hospitais e outros 100 pontos de Wi-Fi livre espalhados em espaços públicos de norte a sul do Piauí.