O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) está desenhando uma nova modalidade de registro do ponto eletrônico. Trata-se do aplicativo Servidor Presente, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e pela Unidade Modernização Administrativa da SeadPrev. A plataforma vai permitir que o servidor estadual registre sua entrada e saída do local de trabalho através do seu aparelho de celular. A ferramenta já está em fase final de testes e em breve estará disponível para download.
“O aplicativo permite registrar em tempo real a batida do ponto eletrônico. Por meio do GPS, serão validados os registros feitos dentro do raio de localização de cada repartição. Teremos um ganho real, com condições de em breve eliminar o leitor de digital, vetor de transmissão da Covid-19, além de evitar a aglomeração que costuma ocorrer na fila de espera para bater o ponto no início e fim do expediente. Outra vantagem é o ganho de tempo, pois o servidor não vai precisar ficar esperando na fila até chegar sua vez de cadastrar sua digital no leitor”, pontuou o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva.
Com a regulamentação do home office, outras funcionalidades serão agregadas à plataforma, como o registro do ponto no local onde vai ser realizado o teletrabalho e o controle do banco de horas trabalhadas. “Uma vez estabelecido em decreto o regramento para o trabalho remoto, o Servidor Presente vai também auxiliar na aferição do tempo trabalhado fora da repartição”, explicou Franzé.
Para ter acesso à ferramenta, o servidor deverá baixar o aplicativo no seu smartphone e preencher seus dados pessoais, como matrícula e CPF. A fim de garantir a segurança e evitar fraudes, o servidor deverá solicitar a liberação do uso do aplicativo por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).