Piauí Conectado garante eficiência de serviços em Valença
17/08/2020 - 12:55

19 pontos foram implantados nos órgãos estaduais da cidade

Desde março deste ano, os órgãos estaduais do município de Valença do Piauí contam com a internet de fibra óptica fornecida pela Piauí Conectado. Órgãos como o Detran, a Defensoria Pública, a Secretaria de Saúde, escolas, hospitais, entre outros, foram contemplados, permitindo que os servidores públicos realizem suas funções de forma mais ágil e sem oscilações no sistema.

Ao todo, 19 pontos foram implantados nos órgãos da Administração Pública da cidade. Com isso, a população de Valença do Piauí também é beneficiada, uma vez que terá mais qualidade e eficiência ao buscar um serviço público. Um exemplo é a sede do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN/PI) do município. Segundo Miridan Sousa, coordenadora do Detran de Valença, o tempo de espera para resolução de demandas no órgão diminuiu.

“Notamos mais rapidez na execução das demandas e melhorou de forma significativa, pois o serviço ficou mais ágil. Antes era mais complicado, pois não tinha acesso à internet. Hoje, não acumulamos mais serviços e informações que dependiam da sede em Teresina para serem resolvidos”, relata a coordenadora.

A 7ª Gerência Regional de Educação (GRE) de Valença também conta com a internet da Piauí Conectado. A gerente da unidade, Kátia Leite, explica que após a implantação o trabalho ficou mais dinâmico. Antes, a queda do sistema e a lentidão da internet eram frequentes. Com a internet de qualidade, os colaboradores da unidade conseguem realizar pesquisas e dispõe de mais agilidade no recebimento e envio de e-mails.

Além disso, o objetivo é que a internet nos órgãos públicos facilite o acesso da população aos serviços e que incluam digitalmente cada vez mais pessoas. Segundo Kátia Leite, a internet na GRE de Valença também é usada por alunos que buscam o acesso à internet para realizar seus estudos.

“Foi um benefício para toda a região, sobretudo por viabilizar nossos trabalhos com toda a jurisdição, onde atendemos 13 municípios e 23 escolas. A Piauí Conectado já alcançou alunos para com suas atividades escolares, pois como eles não tinham acesso, nós disponibilizamos o espaço da Regional com sala, computador e internet”, conta a gerente.

Valença do Piauí faz parte dos 98 municípios que serão contemplados com a rede integrada de internet disponibilizada pela Piauí Conectado, empresa parceira do Governo na modalidade público-privada (PPP). De acordo com o Diretor-Presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, é essencial que o serviço público atenda de forma eficiente a população piauiense, criando uma estrutura para melhorar a qualidade de vida de todos.

“É satisfatório ter conhecimento de que os servidores públicos estão tendo mais facilidade ao acessar o sistema do estado e realizar seu trabalho e que a população está sendo atendida de forma ágil. A Piauí Conectado vem realizando estudos para que em breve todos os municípios do Piauí façam parte dessa importante rede que vai interligar digitalmente o Estado”, ressalta.

Via Piauí Conectado