Continuando a programação de inaugurações das Estações Piauí Digital Adaptadas (EPDAs), a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) inaugurou nesta quarta-feira (24), no bairro Ilhotas, mais uma Estação Digital. Dessa vez, o Vagão Mandu Ladino, localizado na Av. Marechal Castelo Branco, recebeu uma completa revitalização estrutural e tecnológica.
No local funciona o Instituto Sócio Cultural Esportivo Mandu Ladino em conjunto com a Central Única das Favelas do Piauí – CUFA-PI, coordenado por Gil BV, líder de movimento hip-hop em Teresina, que utiliza o espaço com ações educacionais e de capacitação voltadas à cultura e promoção de cursos. De acordo com o coordenador geral do Vagão, o local estava abandonado e agora foi completamente revitalizado.
“Essa gestão da ATI está revolucionando o conceito de tecnologia digital, pois anteriormente o órgão era visto quase que somente para emissão de contracheques e agora está mostrando muito mais além disso. Receber essa estrutura nos deixa honrado e nos faz firmar o compromisso para fortalecer nosso trabalho com essa semente plantada pela ATI”, declarou Gil BV.
Segundo a diretora geral da ATI, Christianne Alencar, serão desenvolvidos projetos na Estação Digital voltados ao público-alvo já estabelecido no local. “De forma gratuita, cursos de programador e informática serão abertos ao público e ainda serão desenvolvidas ações voltadas à cultura hip-hop aliadas à tecnologia, como a produção e edição de músicas, vídeos e até mesmo divulgação nas redes sociais dos projetos e trabalhos desenvolvidos por eles”, afirmou Christianne.
As Estações Piauí Digital Adaptadas (EPDAs) são pontos de acesso à internet localizados em diferentes instituições, como bibliotecas públicas, projetos sociais ou organizações sem fins lucrativos que oferecem curso de aperfeiçoamento e profissionalização para a comunidade.
O vagão passou por uma reforma estrutural, onde recebeu 11 computadores, 12 estabilizadores, nobreak, impressora multifuncional laser, aparelho de dvd, projetor de imagens, ar-condicionado, mesas, cadeiras, armários e ainda um servidor capaz de transmitir internet gratuita para os computadores, como também para todo o ambiente através da zona de acesso livre (Wi-Fi).
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PI) é parceiro nesta iniciativa, por meio de convênio firmado com a ATI, que irá possibilitar a oferta de cursos gratuitos na Estação Digital através do Programa Senac de Gratuidade.
As EPDAs estão sendo equipadas através do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que, por meio do Programa Pro Desenvolvimento I, está dando suporte à compra dos equipamentos necessários. Nessa primeira etapa estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões de reais nas Estações Digitais na cidade de Teresina, como também na região litorânea do Estado.
Estiveram presentes na inauguração a diretora geral da ATI, Cristiane Alencar, o coordenador geral da EPDA no Vagão Mandu Ladino, Gil BV, a Presidente da Associação das Mulheres do Bairro Ilhotas, Auricélia Freire, o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Cinésio Carvalho, o coordenador de projetos da ATI, Rodrigo Rocha, o coordenador do projeto Estações Digitais da ATI, Gilson Passos, o líder comunitário do bairro Ilhotas, José da Cruz de Abreu, a assessora jurídica da ATI, Priscila Melrilym, o diretor de gestão estratégicas da ATI, Jorge Barradas, além de moradores da região.
A inauguração dessa Estação Digital é mais uma das iniciativas da ATI cujo objetivo é desenvolver e aprimorar novas tecnologias através da democratização do acesso à internet e ainda promover cultura, crescimento tecnológico e social em todo o estado do Piauí.
Égide Assessoria de Comunicação e Marketing
Veja como era o Vagão Mandu Ladino antes da estruturação da ATI