O Hospital Getúlio Vargas (HGV) vem usando a tecnologia para humanizar o atendimento e minimizar o drama da separação entre as famílias e os pacientes internados com Covid-19. Por meio de tablets, o hospital promove a visita virtual por meio de videochamadas, que além de reduzir o impacto do isolamento social exigido por causa da doença, ainda funciona como mais uma aliada no tratamento dessas pessoas.
Ao todo, o HGV recebeu 14 tablets da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), por meio da SPE Piauí Conectado, que executa no estado o programa Piauí Coenctado.
A psicóloga Cleidiane Pinheiro explica que o objetivo é favorecer o processo de acolhimento e permitir a comunicação com a família dos pacientes internados na Área Covid. E que, além da interação virtual, os familiares também possam acompanhar a evolução clínica de seus entes queridos por meio do boletim médico diário, sem a necessidade de irem ao hospital, evitando, assim, o risco de contágio.
“Os benefícios são visualizados já no momento do contato virtual, com o sorriso e a emoção de quem está do outro lado da tela. Um resultado comemorado por todos, pois sabemos o quanto as precauções são necessárias, porém o elo afetivo deve ser fortalecido”, finaliza Pinheiro.
O diretor-geral da ATI, Antônio Torres, também destaca a importância do projeto. “Tenho certeza de que no tratamento para recuperação dos pacientes da Covid-19, uma das maiores dificuldades é a questão da relação e do contato dos parentes com seus entes que estão internados. Nesse sentido, a visita virtual permite que a família possa acompanhar, ouvir e ver como está sendo feito o tratamento do familiar. E isso é muito importante, pois é humanizar as relações. É a tecnologia encurtando distâncias para que as pessoas possam se sentir, mesmo distantes, próximas uma das outras”, pontua Torres.
Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, órgão que gerencia o Hospital Getúlio Vargas, o serviço é salutar, pois “trabalha de forma positiva o psicológico do paciente, oportunizando mais tranquilidade e confiança, o que reflete numa melhor recuperação, além de reduzir um risco de contaminação hospitalar aos familiares. Uma excelente iniciativa do Governo do Estado, por meio do programa Piauí Conectado”.
A iniciativa
O projeto funciona da seguinte forma: o serviço social identifica o familiar responsável pelo paciente na admissão no hospital. Coleta o nome completo e o contato de um a dois números de telefone. Uma vez por dia, uma psicóloga faz o contato telefônico com a família, que é previamente preparada, assim como o paciente. Então, realizam a visita mediada pelo tablet. As psicólogas Ana Claudia Melo e Lorenna Barradas são as responsáveis pelo contato com os familiares e acompanhamento psicológico dos pacientes na Área Covid do hospital.