Servidores contam com plataforma para reuniões on line
24/03/2020 - 12:33

A plataforma vai atender secretarias do Estado e Prefeitura

Com o decreto assinado pelo governador Wellington Dias na última quinta-feira (19), a maior parte dos servidores do Estado estão trabalhando de casa, como medida de prevenção ao surto do coronavírus, já confirmado no Piauí. Diante disso, a Piauí Conectado e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), em parceria com a Cisco, vão disponibilizar licença para acesso à plataforma de videoconferência de alta qualidade Cisco Webex a todas as secretarias do Governo e da Prefeitura de Teresina, a fim de facilitar a comunicação entre os órgãos por meio da realização de reuniões on-line.

O diretor da ATI, Antônio Torres, explica que os funcionários já estão em regime de teletrabalho e que a iniciativa é uma saída para que os colaboradores continuem trabalhando na segurança de seus lares. “O gestor, mesmo estando em casa, poderá dialogar com seus coordenadores, gerentes, etc., para os órgãos continuarem funcionando e prestarem serviços à população, que tanto precisa. E nós estamos ajudando também a prefeitura de Teresina, para que alguns órgãos escolhidos como prioritários, sejam os envolvidos no atendimento de combate à Covid-19, sejam os dos alagamentos na capital, continuem funcionando”, ressalta.

A plataforma Webex faz parte do conjunto de ações da Piauí Conectado e da ATI para ajudar o Governo a continuar suas operações com produtividade enquanto os servidores estão sob a segurança de suas casas neste período de pandemia. Segundo o diretor de operações da Piauí Conectado, Leonardo Chagas, a iniciativa permite que sejam realizadas reuniões colaborativas com excelente qualidade de áudio e vídeo e seguridade de dados.

“A plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo seja celular, tablet ou computador com apenas um clique. E o grande diferencial em relação aos aplicativos de videoconferência é que a Webex garante a segurança das informações com o moderado controle sobre quem entra e sai da reunião. Fora que todo o conteúdo veiculado é automaticamente autodestruído para evitar vazamento de informações sigilosas”, explica Leonardo.

De acordo com o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, a preocupação é em manter o máximo de prestação de serviço à população, mesmo diante das condições que a pandemia obriga o Estado a ter. “Com as salas de videoconferência, colaboramos para que a comunicação e a prestação dos serviços das secretarias, especialmente das que são primordiais neste momento, seja a melhor possível. Com a parceria que estamos firmando, os servidores poderão fazer reuniões online com eficácia na comunicação, sem grandes interferências. Assim, poderão melhor acompanhar a situação também em municípios mais afastados da capital”, explica.

A Piauí Conectado faz parte do grupo Globaltask Gestão e Tecnologia, uma empresa de Cuiabá/MT voltada para o desenvolvimento, implantação e suporte profissional digital, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí. O objetivo do projeto firmado na parceria consiste em modernizar todo o sistema de comunicação digital do Estado, com a implantação de 1500 pontos de internet de fibra óptica de 30Mbps em órgãos públicos estaduais e praças de 98 município. Com isso, 85% da população piauiense será beneficiada com prestação de serviço eficiente nas áreas da saúde, segurança e educação, setores prioritários do Governo.