Nos dias 5 e 6, gestores da ATI, Suparc e SPE Piauí Conectado receberam o presidente do Instituto de Tecnologia do Estado de Alagoas (ITEC), José Luciano dos Santos Júnior e Isaac Nunes, engenharia da ITEC, que vieram conhecer o processo de licitação e contratação do projeto pioneiro de Parceria Público-Privada (PPP), Piauí Conectado, bem como conhecer alguns pontos de internet já instaladas em órgãos públicos da administração estadual.
O diretor-geral da ATI, Antônio Torres, apresentou o projeto, em conjunto com membros da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), que fazem parte do comitê de monitoramento que fiscalizam o contrato.
“Para nós será sempre um prazer em disponibilizar os estudos, toda parte de licitação e contratação deste projeto que tem sido referência no país, tendo inclusive recebido premiações. Nós queremos aqui mostrar que o Piauí está dando um enorme passo para a modernização da máquina pública e na qualidade de prestação de serviço, com internet de qualidade para a administração pública estadual”, disse Torres.
Para o presidente do Instituto de Tecnologia do Estado de Alagoas (ITEC), José Luciano dos Santos Júnior, a tecnologia da informação hoje é extremamente valiosa para a administração pública e o estado busca alcançar melhorias neste setor.
“O modelo de PPP que o Piauí montou tem sido uma referência nacional, primeiro porque foi um modelo que está dando certo, tanto no aspecto da contratação e principalmente no tocante à implantação da rede, que está ocorrendo em um tempo muito rápido, bem mais rápido do que nos modelos que a gente contrata das operadoras de telecomunicações tradicionais e principalmente à questão de qualidade de serviço e preço, isso tem sido notado e a gente vem acompanhando há algum tempo”, ressaltou o presidente.
A previsão é de que até o final do semestre, toda rede de fibra óptica do estado já esteja instalada, nos municípios previstos.