Mais uma vez a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) realizou um trabalho de transformação digital na cidade de Teresina. Dessa vez, com a inauguração de uma nova Estação Digital no bairro São Joaquim, zona norte da capital. O Projeto de Atendimento Intergeracional (PAI) recebeu as novas instalações nesta sexta-feira (19).
As Estações Piauí Digital Adaptadas (EPDAs) são pontos de acesso à internet localizados em diferentes instituições, como bibliotecas públicas, projetos sociais ou organizações sem fins lucrativos que oferecem curso de aperfeiçoamento e profissionalização para a comunidade.
A diretora geral da ATI, Christiane Alencar, realizou a entrega da Estação Digital com a sala repleta de crianças e jovens integrantes ao projeto. “É uma grande alegria podermos entregar essa estrutura física, mas, sobretudo, oferecer a oportunidade de transformação e evolução digital para todos que fazem parte dessa região por meio das tecnologias, que são ferramentas indispensáveis na atualidade”, declarou Christiane Alencar.
A unidade passou por uma reforma estrutural, onde uma sala climatizada foi equipada pela ATI com 11 computadores, mesas, cadeiras, armários, ar-condicionado, televisão, quadro branco de acrílico, aparelho de dvd, projeto de imagens e ainda um servidor capaz de transmitir internet gratuita para os computadores, como também para todo o ambiente através da zona de acesso livre (Wi-Fi).
As crianças e jovens aprovaram o novo ambiente e instalações. Carlos Eduardo, de 13 anos, se mostrou encantado com o mundo virtual diante de seus olhos. “Tudo isso é muito legal porque agora vou aprender de verdade a mexer no computador, usar a internet e tudo aqui, pertinho da minha casa”, declarou Carlos Eduardo.
Para o coordenador do projeto, José Gonzaga, essa medida veio como um resgate da inclusão digital no bairro São Joaquim. “É simplesmente maravilhoso poder contar agora com a ATI nesse processo de inclusão digital. Tudo que uma comunidade sonha é ter um espaço como esse e agora isso já é uma realidade para nossas crianças e jovens”, afirmou José Gonzaga.
As EPDAs estão sendo equipadas através do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que, por meio do Programa Pro Desenvolvimento I, está dando suporte à compra dos equipamentos necessários. Nessa primeira etapa estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões de reais nas Estações Digitais na cidade de Teresina, como também na região litorânea do Estado.
Estiveram presentes na inauguração a diretora geral da ATI, Cristiane Alencar, o diretor administrativo e financeiro da ATI, Henrique Camarço, o coordenador do projeto Estações Digitais da ATI, Gilson Passos, o coordenador de projetos da ATI, Rodrigo Rocha, o coordenador da Unidade do Projeto de Atendimento Intergeracional, José Gonzaga, a gerente do Centro de Referência de Assistência Social Norte II, Zeneide Lopes, o Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Cândido Rodrigues, a Superintendente da Funaci, Gardênia Damânsio, o coordenador geral de Unidades, José Roberto, além de moradores da região.
Essa ação é mais uma iniciativa da atual gestão da ATI, cuja principal missão é garantir a inclusão digital em diversas localidades democratizando o acesso à internet e ainda trazendo cultura, crescimento sócio-econômico e revolução no acesso a diferentes conteúdos.
Égide Assessoria de Comunicação e Marketing