INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Piauí adota CRLV Digital
18/02/2020 - 10:09  
  
Twitter 
Google+ 
O CRLV Digital está disponível para Android e iOS

O governo do Piauí, por meio do Detran, lançou nesta sexta-feira (14), no salão azul do Palácio de Karnak, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Digital. A partir de agora, ao renovar o emplacamento, o proprietário de veículo automotor tem a opção de acessar o documento por meio de um aplicativo de celular, não precisando mais da versão impressa.

“Queremos que o cidadão tenha os serviços que o estado presta de forma facilitada. A partir de hoje, você deve baixar o aplicativo para que possa ter a opção do seu documento”, ressaltou o governador Wellington Dias no lançamento.

O CRLV Digital está disponível no aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para os sistemas IOS e Android. Com a ferramenta no celular, o usuário insere o código de segurança e o número do Renavam constantes no Certificado de Registro Veicular (CRV) e visualiza o documento que também pode ser impresso em qualquer impressora e ser apresentado quando o celular estiver indisponível. O documento digital pode ser compartilhado com até cinco usuários cadastrados.

Foto_18022020_100237

Para o usuário que não possui  smartphone, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveu a alternativa pioneira de imprimir o CRLV no site do Detran. “Colocando no site, em qualquer lugar do estado, o cidadão tem acesso. Pode imprimir numa folhinha comum e colocar na carteira”, pontuou Antônio Torres, diretor-presidente da ATI.

Em 2019, o Detran Piauí emitiu 640 mil CRLVs. Os custos com a versão convencional são consideráveis, somando impressão, postagem via Correios e entrega na sede do órgão. Com a ferramenta digital espera-se reduzir em 30% o volume de pessoas que buscam atendimento presencial nos postos, além de minimizar as chances de falsificação.

“O sistema traz consigo uma segurança maior, com fácil aferição de autenticidade da documentação pela autoridade fiscalizadora. Vem para modernizar, facilitar e dar segurança à sociedade” declarou Arão Lobão, diretor-geral do Detran Piauí.



Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE