INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
PM do Maranhão manifesta interesse em adotar sistema PMPI Mobile
01/11/2019 - 12:13  
  
Twitter 
Google+ 
Na oportunidade a equipe do Maranhão conheceu o data center

Os técnicos da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) estiveram reunidos com policiais militares do Piauí e Maranhão para tratar sobre a viabilização de implantar o PMPI Mobile no estado vizinho. O sistema de software pioneiro é utilizado pela polícia piauiense para modernizar os despachos de viaturas e serviços de ocorrência.

Na oportunidade, os membros da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação do Maranhão (DGTI) buscaram entender melhor a infraestrutura e administração desse sistema e toda a parte de segurança dos dados específicos concentrados no data center da ATI.

“Nós vinhemos entender as regras de negócio na hospedagem, em termo de segurança, já que é um sistema que vai controlar vários dados. Então, essa visita vem facilitar as regras de negócio na montagem de um data center e na montagem dos serviços a serem hospedados no Maranhão”, disse o membro da DGTI, capitão Fábio.

Foto_01112019_121148

Utilizado há sete meses pelos policiais piauienses, o PMPI Mobile faz parte de um sistema que o interliga outras ferramentas, como o SYSPM, o PMPI Gestão e o Portal Cidadão. Esse último permite o acesso ao boletim de ocorrência confeccionado pela guarnição policial militar durante o serviço, bem como a impressão, por meio do protocolo e chave de acesso gerado no momento do atendimento.

“A equipe do Maranhão teve a oportunidade de conhecer nossas instalações e tirar todas as dúvidas com relação ao gerenciamento de segurança do sistema e quais as dificuldades foram encontradas para implantação do sistema no estado do Piauí”, disse Evaldo Cunha, analista de sistemas da ATI.

De acordo com o chefe do Centro de Operações da Polícia Militar, major Gustavo Campelo, a equipe do Maranhão já vem mantendo diálogo e conhecendo mecanismos do sistema para iniciar a implantação. “A equipe da Polícia Militar do Maranhão esteve em junho conhecendo a operação em si, a parte de atendimento e despacho, do próprio PMPI Mobile e retornaram agora já com projeto mais avançados para entender melhor a questão da infraestrutura de locação de servidores como se faz a administração desses servidores se física ou remotamente e conhecer a partir da salvaguarda desses dados aqui na ATI”, explicou Campelo.

Nas cidades em que a polícia utiliza o sistema PMPI Mobile, qualquer pessoa tem a possibilidade de acionar guarnições da Polícia Militar para solicitar a realização de boletins de ocorrência (BOs). A tecnologia Mobile que já está instalada em Teresina e será expandido para outras cidades.

Participaram também da visita, os membros da DGTI, cabo Tiago e o soldado Maycon.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE