INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
ATI inaugura Estação Digital no bairro Dirceu Arcoverde
16/09/2014 - 16:43  
  
Twitter 
Google+ 
Inauguração da EPDA no bairro Dirceu Arcoverde
Dando continuidade ao processo de evolução digital em larga escala e acesso à internet, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) realizou, nesta terça-feira (16), a entrega de uma nova Estação Digital. Dessa vez, a instalação foi na Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), no bairro Dirceu Arcoverde.

A Associação passou por uma reforma estrutural para receber, numa sala climatizada, novos equipamentos doados pela ATI, como: 11 computadores, toda a mobília do ambiente (com mesas, cadeiras, armários e ar-condicionado), televisão, aparelho de dvd, quadro branco de acrílico, projetor de imagens e servidor. Além disso, foi disponibilizada internet tanto para os computadores como também para todos os dispositivos móveis através da zona de acesso livre (Wi-fi).

EPDA DIRCEU


As Estações Piauí Digital Adaptadas (EPDAs) são pontos de acesso à internet localizados em diferentes instituições, como bibliotecas públicas, projetos sociais ou organizações sem fins lucrativos que oferecem curso de aperfeiçoamento e profissionalização para a comunidade.
 
Segundo a diretora geral da ATI, Christiane Alencar, trazer tecnologia com informação é algo muito gratificante, pois possibilita a expansão do conhecimento. “Através desse projeto, a ATI está proporcionando a inclusão digital em diversos meios da sociedade com algo permanente, uma vez que essa medida é um legado que está sendo deixado para a comunidade com a oportunidade de um futuro melhor, novas possibilidades no mercado de trabalho e, acima de tudo, mais conhecimento”, afirmou Christiane.

Para o presidente da ADEFT, associação que recebeu a Estação Digital, José Nilton, essa iniciativa da ATI veio como algo extremamente útil e necessário, pois muitas vezes as pessoas com algum tipo de deficiência física eram esquecidas pela sociedade. “A chegada da Estação Digital aqui no Dirceu é algo muito positivo pela inclusão e capacitação que as pessoas com deficiência, sejam jovens, adultos ou idosos receberão, pois isso servirá também para o mercado de trabalho de todos”, avaliou José Nilton.

Falando em inclusão de pessoas idosas, a Dona Cleonice da Silva, de 76 anos, esteve na solenidade de inauguração da Estação Digital e já é uma das alunas do curso que iniciará em novembro. “Estou numa alegria muito grande, pois vou aprender a mexer no computador aqui e ganhar ainda mais minha independência”, afirmou Dona Cleonice, que é também cadeirante.
EPDA DIRCEU


Assim, as estações seguem um padrão adotado pela ATI com uma estrutura de excelente qualidade e acessibilidade, permitindo a utilização por parte de pessoas com necessidades especiais. “Nesse caso específico da Estação Digital ser instalada na Associação dos Deficientes Físicos de Teresina é uma comprovação do padrão estabelecido pela ATI, que garante a real condição da utilização dos equipamentos”, explica Gilson Passos.

De acordo com Alexandre Almeida, coordenador de projetos na ADEFT, serão capacitadas cerca de 300 pessoas por ano através de cursos de informática. “Aqui estamos recebendo internet de qualidade pela ATI, além de novos equipamentos que irão garantir aulas eficientes para um aprendizado condizente dos alunos. De segunda-feira a quinta-feira serão realizados os cursos de informática e as sextas-feiras e sábados serão destinadas para cursos de libras e manutenção das máquinas”, explicou Alexandre.
 
As Estações Digitais que já estão funcionando em Teresina ficam na Biblioteca Cromwell de Carvalho, no Centro de Teresina, na biblioteca estadual do bairro Monte Castelo, na ONG projeto MP3, no bairro São Pedro, no bairro Dirceu Arcoverde, no bairro Angelim e agora também no bairro Dirceu Arcoverde.

Estiveram presentes na inauguração a diretora geral da ATI, Cristiane Alencar, o secretário de governo, Freitas Neto, o secretário da Assistência Social e Cidadania (Sasc), George Mendes, o diretor de gestão estratégica da ATI, Jorge Barradas, o diretor administrativo e financeiro da ATI, Henrique Camarço, o coordenador do projeto Estações Digitais da ATI, Gilson Passos, o presidente da ADEFT, José Nilton, além de demais coordenadores da Associação e moradores da região.

Esse projeto é mais uma das medidas da atual gestão da ATI, cujos investimentos estão diretamente pautados na inclusão digital, bem como inclusão social e uso de novas tecnologias com a proposta de alcance à toda a sociedade piauiense. 

EPDA DIRCEU

EPDA DIRCEU

EPDA DIRCEU


Égide Assessoria de Comunicação e
EPDA DIRCEU
EPDA DIRCEU
EPDA DIRCEU
EPDA DIRCEU
EPDA DIRCEU
Marketing
Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE