O Governo do Piauí, através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), enviou uma equipe aos municípios de Regeneração e Miguel Leão, localizados a 66 e 130 quilômetros da capital Teresina, respectivamente, com o objetivo de realizar um estudo de viabilidade técnica para implantar o projeto Piauí Conectado nas duas cidades.
Em Regeneração, os técnicos da ATI conheceram o polo da Universidade Aberta Xavier Neto, que funciona durante os três turnos recebendo uma média de 35 alunos pela manhã, pela tarde e noite. A coordenadora da instituição, Rosilene Nunes, comentou sobre a dificuldade que os alunos enfrentam em sala de aula sem a conectividade.
“Os cursos são à distância e a maioria dos alunos são do interior, não têm acesso a internet nem por computador e nem por smartphone, então precisam dessa internet para fazer os trabalhos. Sem essa internet, sem essa inclusão digital fica difícil eles concluírem os cursos, pois às vezes procuram o polo para acessar [as plataformas de estudo], mas muitas vezes não tem um sinal adequado ou a internet não é de boa qualidade”, conta.
No município de Miguel Leão, o vereador René Lemos falou sobre a importância de a cidade receber o projeto Piauí Conectado. “Será importante porque com a internet é possível ver muitas coisas que a gente não conhece e se conectar a outras pessoas”, disse.
A equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação coletou a geolocalização da Unidade Escolar Estado do Acre, no Centro de Miguel Leão e visitou o Povoado Faveiral, onde residem cerca de 50 famílias.