INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Aplicativo Salve Maria vira tema de trabalho universitário
23/04/2018 - 09:25  
  
Twitter 
Google+ 
Alunos de Comunicação Social (UFPI)
Alunos do quinto período do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) entrevistaram o analista de sistemas da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Carlos Júnior, para conhecer o aplicativo móvel Salve Maria, ferramenta desenvolvida pelo Governo do Estado para o combate ao crime de violência contra a mulher.

Gabrielle Alcântara (20), conta que está pagando a disciplina de Telejornalismo e que um dos trabalhos é montar um programa televisivo. Entre as diversas pautas escolhidas está a criação do Salve Maria. “Eu fiquei sabendo do aplicativo Salve Maria através da internet mesmo e através do site BBC, uma matéria que falava desse aplicativo, de como ele tinha ganhado notoriedade pelo fato de diminuir as taxas de feminicídio e como eu sou mulher eu me atentei muito a essa pauta”, conta.

Em janeiro deste ano, 64 denúncias foram registradas por meio do app. Em fevereiro 59 e março totalizou 56 casos denunciados. A criação da ferramenta deve-se a uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI) com a Agência de Tecnologia. 

“Esse interesse dos estudantes da Universidade Federal do Piauí sobre o nosso projeto Salve Maria nos deixa entusiasmados de modo a continuar o trabalho e tentar chegar a outras faculdades e outras universidades, sensibilizando os alunos e professores, vistos que as pessoas do meio acadêmico possuem facilidade de formar opinião, são pessoas dinâmicas, frequentam vários ciclos, cuja opinião é muito importante em suas famílias, em suas rodas de amigos”, afirma Carlos Júnior.

O Salve Maria está passando por modificações e receberá novas funcionalidades. “Quanto mais difundirmos o projeto Salve Maria nas faculdades e universidades mais sucesso nós teremos no sentido de diminuir a violência contra a mulher, eu me sinto muito gratificado em poder ajudar nisso”, disse.

Atualmente a vítima de violência pode fazer o download gratuito do aplicativo e usá-lo de duas maneiras, sendo uma o botão do pânico, que ao ser apertado envia um alerta para a Central de Polícia com a localização da vítima. A Central destaca a viatura mais próxima da ocorrência para atender a chamada.

Com o segundo modo de denúncia é possível anexar fotos, vídeos, áudios, endereço, nome do agressor, outras informações e encaminha-las através da ferramenta de maneira sigilosa. 

Baixe aqui o aplicativo Salve Maria.

Veja o depoimento da universitária Gabrielle Alcântara aqui.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE