Município de Miguel Alves será contemplado com o Piauí Conectado
11/04/2018 - 09:47

Equipe da ATI visitando CETI Cecília Lacerda em Miguel Alves
O Governo do Piauí deu o primeiro passo no sentido de levar ao município de Miguel Alves, distante 110 quilômetros de Teresina, o projeto Piauí Conectado. Uma equipe da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) visitou a cidade para realizar o estudo de viabilidade visando a implantação do serviço.

Os pontos visitados para o estudo foram o Mercado Público Antônio Policarpo, a Praça José Rego, o Centro de Educação em Tempo Integral Cecília Lacerda, a Unidade Escolar Pio XXII, U. E. Helv Guimarães Rocha, U. E. Nestor Pedro, Unidade Municipal José Rodrigues da Silva instalada na Comunidade Tamanduá, a 25 quilômetros do município e ainda a Comunidade Centro do Designo.

O prefeito Oliveira Júnior se mostrou otimista quanto ao projeto. “Acabamos de discutir com a equipe da Agência de Tecnologia quais são as localidades na zona rural, quais são os pontos da zona urbana que serão atendidos [com o Piauí Conectado] e quero dizer que esse será um presente muito bem vindo para todos nós. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, disse.

Nos locais visitados, a equipe técnica da ATI registrou o georreferenciamento (mapeamento com dados geográficos) dos pontos, fotografou e colheu depoimentos sobre a qualidade da conectividade no município. O CETI Cecília Lacerda, segundo informou a diretora Elizânia Vaz, possui conexão para uso administrativo. Já o laboratório de informática não conta ainda com internet.

Foto_11042018_090428

A implantação do Piauí Conectado em Miguel Alves vai permitir levar sinal de internet seguro e rápido para as escolas, fomentar a inclusão digital dos alunos e facilitar que sistemas online como o MobiEduca sejam alimentados. Nos pontos públicos como praças, o sinal de internet livre vai possibilitar que a população acesse a rede do governo para se comunicar, para realizar pesquisas, acessar serviços virtuais do estado, entre outras finalidades.

Piauí Conectado
Atualmente 15 municípios já contam com o serviço de wifi livre do projeto Piauí Conectado, entre eles Teresina, Paes Landim, Canto do Buriti, Parnaíba, Luís Correia outros. A contratação de parceria público privada (PPP) vai construir uma rede de dados para tráfego de voz e imagem, o que permitirá uma ampliação do alcance desse serviço através de tecnologia fibra ótica, que vai percorrer 96 municípios, contemplando 82% da população piauiense.

Além da internet livre, serviços como o Ensino à Distância, uso da telemedicina, telessegurança com câmeras de monitoramento em espaços públicos serão expandidos por meio deste projeto. Os 128 municípios restantes serão contemplados com tecnologia complementar, ou seja, via rádio digital e satélite.

Foto_11042018_090446