INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Jovens do povoado Divinópolis atestam qualidade do projeto Piauí Conectado
03/04/2018 - 14:18  
  
Twitter 
Google+ 
Telecentro em Divinópolis-PI
O serviço de internet livre, um dos muitos viabilizados através do Piauí Conectado, projeto do Governo do Piauí desenvolvido por meio da Agência de Tecnologia da Informação – ATI, alcançou 189.717 mil conexões durante o mês de março. Os pontos de acesso funcionam em espaços públicos tanto em Teresina como no interior.

No povoado Divinópolis, localizado a dez quilômetros do município de União, os jovens frequentam o telecentro (local público dotado de computadores, impressora, conexão e equipamentos afins para uso da comunidade) instalado na sede da associação de moradores e usam a internet para diversas finalidades. 

“Desde o começo do projeto a gente utiliza muito aqui, usa muito para pesquisa, para assistir videoaula, conteúdos didáticos que nos ajudam bastante. A gente acha a internet super rápida, ótima e também facilita para quem não tem em casa e quer estudar, a gente sempre chama o pessoal para frequentar esse ambiente”, conta a estudante Michelly Macedo ao lado da amiga Vanessa.

Uma equipe técnica da ATI visitou o local. “Estamos aqui fazendo a manutenção preventiva [dos computadores] do telecentro que atende a comunidade para fazer pesquisa, estudos, com isso estamos fazendo essa manutenção tanto física como a lógica, atualizando os aplicativos que os alunos utilizam, atualizando o antivírus e checando algumas partes principais como a velocidade [da internet] que está chegando perfeitamente do Estado para cá”, conta o técnico Carlos Henrique.

Foto_03042018_020420


Os piauienses podem acessar a rede Piauí Conectado em mais de 60 pontos como praças, parques e bibliotecas. Os espaços estão espalhados nos municípios de Teresina, União, Curralinhos, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Paes Landim, Canto do Buriti, Piripiri, Guaribas, Guadalupe, São Raimundo Nonato, Luzilândia, Marcos Parente e Cocal dos Alves.

Para ter acesso, a população precisa fazer um cadastro fácil preenchendo um formulário com nome, número de contato, email, cpf e a criação de uma senha. O cadastro é feito uma única vez e o login pode ser utilizado em qualquer local onde haja o serviço disponível. 

Parceria Público Privada
Os locais com internet livre em funcionamento atualmente são pontos pilotos. O projeto Piauí Conectado, que vai criar uma rede de dados para tráfego seguro e veloz de dados, voz e imagem, interligando as unidades administrativas do estado, vai passar por 96 municípios com a tecnologia de fibra ótica, o que possibilitará a expansão de serviços como os pontos de internet para a população, o ensino à distância nas escolas e universidades do interior, entre outros.

O Piauí Conectado será implementado através da contratação de uma Parceria Público Privada, que conforme licitação realizada pela Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC) e Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SEADPREV), teve como vencedora do processo a empresa Global Task. O tramite segue para etapa final e após o início do projeto, o prazo é de 24 meses para sua conclusão. Os demais municípios serão atendidos com tecnologia complementar como satélite e rádio digital.



Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE