INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Aplicativo Salve Maria é destaque no site da BBC de Londres
21/02/2018 - 09:30  
  
Twitter 
Google+ 
Layout do app Salve Maria instalado no celular
A solução tecnológica que tem ajudado a salvar mulheres vítimas de violência no Piauí foi destaque no site internacional BBC. Trata-se do Salve Maria, aplicativo de celular desenvolvido pelo Governo do Estado por meio de parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação – ATI e a Secretaria de Segurança Pública.

A matéria escrita pela jornalista Fernanda Odilla, que atua em Londres na Inglaterra, cita ainda a viagem da diretora de Gestão Interna da SSP-PI, delegada Eugênia Villa, com a finalidade de conhecer as práticas utilizadas pela polícia britânica e, claro, apresentar iniciativas desenvolvidas no Piauí, voltadas para o combate ao feminicídio.

À BBC, a delegada Eugênia destacou que o Piauí foi um dos primeiros estados a registrar o feminicídio em seus processos, tido desde 2015 como crime hediondo. Portanto, o app foi desenvolvido para reduzir os índices de agressões praticadas contra a mulher e conta com duas modalidades de denúncias, sendo uma o botão do pânico, “que emite um alerta com geolocalização para uma central policial que desloca a viatura mais próxima para atender a ocorrência”, diz a publicação.

Foto_21022018_090239


“É importante ver que um trabalho feito no Piauí com o uso da Tecnologia da Informação (T.I.) pode salvar a vida da mulher, pode combater um crime que tem crescido muito nos últimos anos no Brasil e que a imprensa, através de publicações como essa da BBC, podem contribuir significativamente para o combate à violência a medida que divulgam matérias sobre a eficiência do aplicativo”, ressalta o diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros.

Downloads
O analista de sistemas da Agência de Tecnologia, Carlos Júnior, técnico responsável por conceber a ferramenta, conta que desde março de 2017, o Salve Maria registrou 4.286 instalações em celulares, sendo 420 nos últimos 30 dias e 66 downloads só na última semana. 

“Ficamos muito satisfeitos com essa repercussão em saber que [o Salve Maria] está sendo difundido não só em outros estados do Brasil, mas também em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, pois a Polícia de Miami esteve aqui recentemente e também elogiou a iniciativa. Agora a delegada Eugênia Villa foi representar a Secretaria de Segurança do Piauí lá em Londres, representando também o nosso trabalho no Governo do Piauí através da ATI”, conta. 

Denúncias
De março a dezembro do ano passado foram totalizadas 147 denúncias de violência contra a mulher, recebidas no app. Janeiro de 2018 apareceu com 64 queixas. Qualquer piauiense pode baixar o aplicativo e denunciar de modo sigiloso casos de agressão anexando fotos, vídeos, áudios, informando dados da ocorrência como nome da vítima e do agressor, endereço, entre outros detalhes.

O download do Salve Maria é gratuito. O aplicativo está disponível na Play Store e em breve poderá ser baixado também em aparelhos com tecnologia iOS.


Leia a matéria da BBC aqui.

Matérias Relacionadas:

Polícia dos EUA mostra interesse pelo aplicativo Salve Maria

Caravana contribui para aumento de denúncias por meio do aplicativo Salve Maria
Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE