Piauí assina acordo para implantação do programa Internet Para Todos
11/01/2018 - 22:48

Lançamento do programa Internet Para Todos
O programa Internet Para Todos foi lançado nesta quinta-feira (11), no auditório da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) em Teresina. O lançamento fez do Piauí o primeiro estado do Nordeste a receber este projeto do Governo Federal, que deve contemplar 128 municípios com conexão de internet via satélite.

A solenidade contou com a presença de vários prefeitos piauienses, do governador Wellington Dias, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e do diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí, Avelyno Medeiros, entre outras autoridades.

O governador destacou o potencial de transformação social do programa. “Com a internet vi em uma comunidade que fui visitar, um assentamento no interior de Curralinhos, o depoimento de uma jovem dizendo que triplicou sua renda vendendo produtos pela internet, antes ela precisava vender de porta em porta”, comentou. Para Wellington Dias, o Internet Para Todos vai permitir avanços em serviços como telemedicina e o ensino à distância.

O ministro da Ciência e Tecnologia explicou durante sua fala a facilidade de adesão ao projeto por parte das prefeituras. “Não há município aqui no Piauí que não vá querer se beneficiar com esse programa, nós estamos iniciando em 128 municípios, tanto na área urbana como na área rural. É um programa importante porque para as prefeituras é gratuito, é um satélite de propriedade do governo brasileiro, seu tempo de vida é de 18 anos e sua capacidade de operação é muito grande. 30% dessa capacidade está reservada para o Ministério da Defesa, o que vai permitir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras”, destacou o ministro Gilberto Kassab.

Para Avelyno Medeiros, o programa do governo federal é um passo importante rumo à inclusão digital da população piauiense. “É um esforço a mais somado a um projeto que nosso estado já vem trabalhando que é o Piauí Conectado, para de forma conjunta conseguirmos atender o máximo de pessoas dentro de alguns meses, segundo a previsão que foi colocada hoje, tanto pelo ministro como pelos técnicos da Telebras”, comentou.

Ainda durante o evento o governador Wellington Dias e o diretor geral Avelyno Medeiros assinaram um termo de cooperação técnica com o MCTIC no sentido de acompanhar e colaborar com a implementação do programa nos municípios.