INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Espaços públicos com internet livre registraram 283.195 conexões em outubro
06/11/2017 - 11:25  
  
Twitter 
Google+ 
Feliciano Ferreira usa a internet para enviar mensagem
Os pontos de internet livre do Governo do Estado, instalados em espaços públicos em Teresina e interior através da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí - ATI, registraram 283.195 conexões durante o mês de outubro.

      Os espaços públicos ganharam internet ainda em 2015, permitindo que a pulação se conecte de forma gratuita. Entre os pontos de maior acesso na capital estão o Centro Administrativo e a Biblioteca Cromwell Carvalho, na zona Sul e Centro de Teresina, respectivamente.

      O senhor Davi Mendes trabalha como vigilante e conta já ter acessado a internet em locais como a Nova Potycabana, onde costuma passear com os filhos. Em visita ao Parque Zoobotânico, o trabalhador deu nota dez para o serviço.

      “Pra mim o Piauí Conectado é bom porque muita gente não pode ter a sua própria internet e o Piauí Conectado está vindo só para beneficiar a quem não pode ter acesso. Se eu pudesse daria [nota] 10, trago meus filhos para passear e fico desfrutando da internet. Se puder expandir [o projeto] para outros locais, melhor ainda,” elogia.

    Quem também tira proveito dessa conectividade é Feliciano Ferreira, vendedor em um dos quiosques do Parque Zoobotânico. “Tem seis meses que eu uso a internet livre aqui e é muito bom. Quando não tenho crédito, por exemplo, uso para chamar um Uber, no WhatsApp para envio de mensagem, vídeo e música,” conta.

A estudante Sara Nascimento já se conectou com a internet livre do estado em diversos pontos, entre eles a Praça da Bandeira e Biblioteca Cromwell de Carvalho, onde costuma estudar. “Ajuda muito, porque às vezes a gente precisa ver gabaritos, questões, então a gente pesquisa na internet”, afirma a estudante.

Foto_06112017_111138


Piauí Conectado
A internet livre já funciona em 28 espaços públicos como praças, parques e bibliotecas no estado. Municípios como Paes Landim, Canto do Buriti, Curralinhos, Cocal dos Alves, Guaribas, Luzilândia, Cajueiro da Praia e Luís Correia já possuem a conectividade. Os pontos serão expandidos com a construção de uma rede dados, por meio do projeto Piauí Conectado, que está em fase de licitação e teve sua primeira etapa concluída no final do mês passado com o credenciamento de duas empresas: Globaltask e o Consórcio Linkintel. 

A licitação ocorre na modalidade de Parceria Público Privada e o projeto prevê a instalação de cinco mil quilômetros de fibra ótica em todo o estado, interligando unidades administrativas e alcançando 82% da população. Na fase atual da licitação a Agência de Tecnologia analisa os dados técnicos das empresas.

Ensino à distância, envio de exames de hospitais do interior para central de laudos na capital, monitoramento de espaços públicos com câmeras de segurança estão entre os serviços que também serão disponibilizados a partir da implantação da rede de fibra ótica.

Conectando
Para acessar a rede de internet livre com o celular ou outro dispositivo móvel em qualquer um dos pontos, basta fazer o cadastro de usuário informando nome, CPF, telefone de contato, email e criar uma senha. O cadastro é realizado apenas uma vez e permite ao usuário acessar o serviço nos 28 pontos.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE