INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Suporte técnico da ATI realizou mais de três mil reparos entre janeiro e outubro
01/11/2017 - 11:04  
  
Twitter 
Google+ 
Técnico da Agência de Tecnologia da Informação - ATI
A equipe de redes da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí - ATI realizou entre janeiro e outubro deste ano 3.295 reparos técnicos nas diversas secretarias e pastas ligadas ao Governo do Estado. Entre os atendimentos prestados pelo Núcleo de Operação e Controle (NOC), instalado na ATI, estão serviços de rede e segurança, de dados, de infraestrutura e de sistema. 

Além de oferecer suporte aos diversos órgãos do estado, a Agência de Tecnologia é responsável pelo monitoramento de toda a rede estadual, ou seja, os reparos feitos na própria rede também são contabilizados no relatório de atendimentos. Com esse fator, a ATI aparece em primeiro lugar no registro de chamadas, com um total de 1546 solicitações. 

       “No NOC a gente monitora os equipamentos e a rede de conectividade estadual, através dele podemos, por exemplo, monitorar o tráfico de internet, se está funcionando ou não”, explica o gerente de Infraestrutura e Serviço Compartilhado da ATI, Weslley Sousa.

Os atendimentos podem ser solicitados presencialmente ou através de email, WhatsApp e ligação telefônica. Cabe aos órgãos solicitar o serviço e informar a situação. Quando acionada, inicialmente a equipe técnica busca solucionar a dificuldade remotamente, com orientações via celular ou troca de mensagens. Em havendo necessidade, um técnico é deslocado até a sede da secretaria solicitante. “Um dos casos mais frequentes é a queda de internet e a manutenção de computador”, informa o Técnico de Redes, Jamilson Marques.

Segundo os dados de monitoramento de chamadas da Agência de Tecnologia da Informação, os órgãos que mais solicitaram o atendimento, depois da ATI, foram Fundação Centro de Pesquisa Econômica e Sociais do Piauí (CEPRO), seguida da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) e Polícia Civil (PC-PI), com 77, 47 e 36 chamadas, respectivamente.

             Em mais uma manhã normal de atendimentos, o suporte da ATI foi solicitado pela Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP). De acordo com o supervisor administrativo Daniel Nascimento, a CMTP estava com um problema de conectividade. Os técnicos da ATI estiveram no local e realizaram a troca da fonte do rádio que recebe o link da internet, reabilitando o serviço outra vez. “Com relação ao atendimento [ele] é excepcional para nós aqui da Companhia Metropolitana”, afirmou Daniel.

Da CMTP, a equipe atendeu um chamado na Fundação CEPRO, onde os técnicos de redes retiraram os gabinetes de dois computadores e levaram para a Agência de Tecnologia, onde farão a troca da fonte do equipamento e formatação do sistema. “O computador não reiniciava, ligamos para a ATI e eles prontamente atenderam a nossa solicitação”, disse o coordenador de Patrimônio e Logística da CEPRO, Edilson Gonçalves.
O Núcleo de Operação e Controle da ATI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. No sábado a equipe de plantão realiza atendimentos até 12h. Para contactar o suporte técnico há o número 3218-7520, WhatsApp – (86) 9 9443-4720 e ainda o email suporte@ati.pi.gov.br. 




Por Jaqueline Cosmo

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE