Como forma de garantir acesso à internet e inclusão digital, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) realizou, nesta sexta-feira (29), a entrega de uma nova Estação Digital. Dessa vez, a instalação foi na Biblioteca Comunitária Bruno Soares, no bairro Angelim, zona sul de Teresina.
As Estações Piauí Digital Adaptadas (EPDAs) são pontos de acesso à internet localizados em diferentes instituições, como bibliotecas públicas, projetos sociais ou organizações sem fins lucrativos que oferecem curso de aperfeiçoamento e profissionalização para a comunidade.
No bairro Angelim, a biblioteca passou por reforma para receber a Estação Digital, que conta agora com duas salas climatizadas, sendo uma para o servidor outra para os usuários. Através do projeto “Ler é preciso”, a comunidade contará com 11 computadores e um servidor e acesso à internet com alta velocidade. O projeto recebe parceria do Senac para a realização de cursos profissionalizantes, além da inclusão digital para a terceira idade nos fins de semana.
De acordo com a diretora geral da ATI, Christiane Alencar, através das estações digitais o acesso à internet será livre, permitindo o uso de qualquer dispositivo que possua a tecnologia de acesso à rede sem fio wireless, como tablets, smartphones e notebooks. “Já inauguramos cinco pontos de acesso em Teresina e estamos programando inaugurações de sete novas estações digitais”, afirmou Christiane.
O coordenador do projeto Estações Digitais e assessor técnico da ATI, Gilson Passos, informou que todas as estações seguem um padrão adotado pela ATI com uma estrutura de excelente qualidade e acessibilidade, permitindo a utilização por parte de pessoas com necessidades especiais. “A mobília e o espaço físico já estão prontos, vamos nesta última etapa realizar a entrega dos microcomputadores e providenciar a instalação dos links de acesso à Internet”, explica Gilson Passos.
As Estações Digitais que já estão funcionando ficam na Biblioteca Cromwell de Carvalho, no Centro de Teresina, na biblioteca estadual do bairro Monte Castelo, na ONG projeto MP3, no bairro São Pedro, no bairro Dirceu Arcoverde e agora também no bairro Angelim.
Estiveram presentes na inauguração a diretora geral da ATI, Cristiane Alencar, o diretor de gestão estratégica da ATI, Jorge Barradas, a coordenadora do projeto PRONATER do Senac, Carol Santos Dornelas, além da equipe técnica da ATI. Esse projeto é mais uma medida importante da atual gestão do órgão, que está implantando novas tecnologias e inclusão digital com abrangência à toda sociedade.
Égide Assessoria de Comunicação e Marketing