Agosto registrou 185.149 conexões em pontos de internet do Governo
11/09/2017 - 08:36

Dona Cipriana da Silva e a família na Rodoviária Popular
Os pontos de internet livre instalados no Estado por meio do programa Piauí Conectado tem facilitado a vida de piauienses em municípios como Piripiri, Curralinhos, Guaribas, Guadalupe, no litoral e claro, na capital. Na zona Sul, mais especificamente na Rodoviária Popular de Teresina, um dos 16 locais públicos com a rede de conexão do governo, a permissionária Cipriana da Silva Ramos usa diariamente a internet para ajudar nas vendas.

“Trabalho há 22 anos aqui [na rodoviária], vendo passagem e tenho tipo um barzinho com lanchonete que vende refrigerante, água de coco, petisco, só esse básico”, conta. “Meus clientes costumam fazer o procedimento e usam também”, fala sobre o uso do Piauí Conectado por visitantes e clientes na Rodoviária Popular. Cipriana conta que ensina como se conectar à rede de wifi. “Eu não sei muito, mas o que eu sei eu ensino, todos usam”, disse.

Foto_11092017_080925

No último mês de agosto, o monitoramento do uso do Piauí Conectado, realizado pela equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí – ATI, registrou 185.149 conexões. Em agosto Teresina ganhou um novo ponto instalado no Complexo da Ponte Juscelino Kubitschek.

Entre as vantagens com o Piauí Conectado está o fato de que uma vez feito o cadastro do usuário, a pessoa poderá se conectar em qualquer outro ponto com o mesmo login e senha, sem a necessidade de novo cadastro em cada local. Para o cadastro informações básicas como nome completo, cpf, email, número de celular e uma senha são solicitadas.

Além da internet
O Piauí Conectado é um projeto de Parceria Público Privada (PPP), que será licitado e contratado pelo estado para a criação de uma rede de dados através de um cinturão de fibra ótica que passará de norte a sul do estado, alcançando 96 municípios, interligando todas as unidades administrativas como escolas, delegacias, hospitais, bibliotecas, outros, melhorando a qualidade da internet usada atualmente nesses espaços de atendimento à população.

Com uma qualidade melhor de conexão será possível ampliar o Ensino à Distância para as cidades mais distantes da capital, monitorar com câmeras de segurança os espaços abertos ao público como praças, analisar exames e envia-los a uma Central de Laudos para que o resultado seja entregue mais rápido que o tempo praticado atualmente, entre outros serviços.