Prêmio Desafio SECOP 2017 divulga lista de finalistas
29/08/2017 - 10:10

Desafio SECOP 2017
Divulgados os cinco trabalhos finalistas do Prêmio Desafio SECOP 2017, apenas São Paulo e Pernambuco se mantiveram na disputa neste 2º ciclo da premiação, deixando para trás outros sete estados. Entre os finalistas está o CLUBi (Egg I Kip), inscrito por Rafael Carneiro (SP); Desenvolvimento de um Motor de Inferência para priorização de Pedidos de Desembolso no Estado de Pernambuco, inscrito por Ítalo Henrique (PE); Home School – Instituto HandsFree, inscrito por Philippe Magno (PE); Rede Social Educativa – OPENREDU GPL2, inscrito por Alex Sandro Gomes (PE); e Mineração de Dados na Identificação de Empresas Irregulares quanto ao Pagamento de Impostos, inscrito por Pedro Santos (PE).

A divulgação aconteceu por meio da Comissão Técnica Nacional da 45º edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública. “O trabalho que inscrevemos é fruto de uma parceria com estudantes da disciplina Mineração de Dados do Curso de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE), com coordenação do professor Alexandre Maciel. A ideia foi buscar uma solução de mineração para descobrir a melhor ordem de pagamento, usando as regras pré-existentes, para o Estado. Daí, nasceu o projeto, hoje utilizado pela Controladoria, que poderá se expandir para a Secretaria da Fazenda e para outros órgãos da Administração Pública Estadual: o Desenvolvimento de um motor de interferência para priorização de pedidos de reembolso do Estado”, explica Renato Cirne, da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).

A terceira etapa do prêmio contará com exposição dos projetos finalistas. A escolha dos três primeiros colocados será votada pelos diretores das associadas da ABEP que participarão do SECOP. R$ 10 mil será destinado ao campeão, o segundo lugar levará R$ 8 mil e o terceiro colocado ganha R$ 5 mil. O Prêmio Desafio SECOP tem como objetivo fomentar a inovação tecnológica. O resultado será divulgado no final do evento, que acontecerá dias 13, 14 e 15 de setembro em Porto de Galinhas – Ipojuca (PE).

O SECOP, o maior evento TI pública do País, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e congrega os órgãos públicos de Tecnologia da Informação do Brasil.

Por Valciãn Calixto
com informações da ATI-PE