Desde o início de 2017 o Governo do Piauí, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC e a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí – ATI, contribuiu até agora para a capacitação de 40 alunos do Pronatec que cursam o Ensino Médio de modo concomitante com algum curso técnico.
É o caso dos estudantes Márcio Santiago e Pedro Sávio, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Paulo Ferraz, que estão fazendo uma visita técnica na ATI-PI, estágio com carga horária de uma semana. “A gente pôde conhecer sobre a ‘placa-mãe’ e seus componentes e pudemos conhecer um pouco mais sobre as partições que existem no sistema Linux e outros sistemas operacionais”, disse Márcio.
O estudante entende que esse momento do curso é enriquecedor. “A gente avalia como uma oportunidade para enriquecer os conhecimentos, para você ter uma experiência a mais do que a que você está vivendo lá na escola”, comentou.
Para a gerente de Relacionamento do Governo Digital da Agência de Tecnologia, Josy Lacerda, tem sido gratificante encaminhar os alunos para a prática do aprendizado escolar. “Quando chegam aqui [os alunos] passam a ter uma visão nova da instituição e eles ficam muito encantados, fazem um relatório onde detalham tudo que fizeram aqui na ATI como visita a outros órgãos e depois entregam aos orientadores”, finalizou.