INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
ATI realiza treinamento de equipe para garantir segurança aos arquivos públicos
15/08/2014 - 09:55  
  
Twitter 
Google+ 
A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) está promovendo treinamento sobre como operacionalizar o novo equipamento de Segurança Integrado que será instalado a partir da próxima semana na própria ATI e na Secretária de Saúde do Estado do Piauí.

Segundo a diretora geral da ATI, Christiane Alencar, doze técnicos e analistas de informática dos órgãos estão recebendo aulas de como operar o novo UTM (Unified Threat Management), sistema tecnológico que faz o papel de Firewall, Filtro de Conteúdo Web, Anti-Spam e Detecção e Prevenção de Intrusão, no qual é um dispositivo de rede de computadores com o objetivo de aplicar uma política de segurança corporativa, fazendo o papel de um servidor intermediário e permitindo que dados possam ser repassados com segurança depois de analisados.

"O novo equipamento que está sendo operacionalizado pela ATI vai melhorar ainda mais a execução dos serviços de rede prestados ao Estado do Piauí. É uma das formas de trabalho da Agência, encontrar soluções e aperfeiçoamentos que incutem na melhoria da qualidade de vida da população, porque no final das contas, os cidadãos piauienses também serão beneficiados com o projeto", explicou a diretora geral.

De acordo com o Coordenador de Redes e Segurança da ATI, André Ibiapina, o novo equipamento que será instalado garantirá ainda mais segurança a todo parque computacional e aos servidores de redes da ATI e demais Secretarias, pois ele trata e analisa todas as informações que trafegam pela Rede. Além disso, ele automatiza todo o sistema, dando mais agilidade e velocidade à circulação de informações, diferente do que acontece no sistema usado hoje, quando muitos trabalhos são realizados manualmente por técnicos.

“Ele proporcionará melhor confiabilidade e controle a todos os serviços prestados pela ATI, protegendo a rede de ataques cibernéticos de hackers. Permite que sejamos proativos na prevenção de incidentes de segurança”, afirma André, confirmando que o equipamento é bem mais robusto e melhor do que o utilizado atualmente e será colocado em produção a partir do início da próxima semana.

André diz ainda que o equipamento também protege a Rede de Intranet fazendo o papel de sinal de trânsito, sinalizando quando é necessário tomar providências e ainda agindo como uma medida preventiva antes que algum incidente ocorra.

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing
Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE