INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Telecentro no São Joaquim forma mães em Internet Básica com apoio do Governo
24/02/2017 - 11:58  
  
Twitter 
Google+ 
Entrega de Certificados
O telecentro do bairro São Joaquim, zona Norte da capital, formou ontem (24), dez mães no curso de Informática Básica e realizou a entrega de certificados para as formandas. O curso teve duração de três meses e contou com apoio do Governo do Piauí por meio da Agência de Tecnologia da Informação do Estado – ATI.

Telecentros são espaços de inclusão tecnológica e digital com serviços de internet, impressão, cursos de capacitação, consulta a editais, documentos, entre outros. O coordenador do local, José Gonzaga, fala da autoestima que o telecentro acaba passando para a população. “Esse é um momento em que a gente chega aqui por conta de dois parceiros muito fortes, o primeiro deles é a ATI e o Governo do Estado, que instalou aqui no território do São Joaquim o telecentro, instrumento que a gente utiliza para levar serviços e sonhos para a comunidade carente, onde a maioria das pessoas vivem situação de vulnerabilidade social”, disse.

A mãe e moradora do São Joaquim, Maria do Socorro, foi toda elogios para com a capacitação. “Eu sinceramente gostei do curso, os professores são super ótimos, nota dez, eles ensinaram muita cosa que eu não sabia, que as outras mães não sabiam, eu aprendi bastante”, falou. 

José Gonzaga também comentou a importância social do curso. “|Essa formatura de hoje é mais especial porque é um curso básico que tem uma peculiaridade, é um curso destinado especificamente para mães, mães carentes dessa comunidade, mães que muitas vezes são discriminadas dentro de suas próprias casas por não ter o domínio da tecnologia, da informática, então esse é o motivo da nossa felicidade”, frisou.

Maria do Socorro contou que faz questão de indicar o espaço para outras mães e amigas. “Com certeza, sempre que tiver algum curso aqui, todas as mães se quiserem vir, podem vir, pois serão muito bem recebidas, os professores são ótimos, sei que vão mudar alguns, mas eu aprendi bastante e acredito que outras mães também vão”, afirmou.

Foto_24022017_120254


Para a gerente de Relacionamento do Governo Digital da Agência de Tecnologia, Josy Lacerda, a formatura é um ponto positivo. “É uma parceria que a ATI possui com os 14 telecentros da capital, com o do São Joaquim não é diferente dos demais, é uma parceria que está dando resultado, a ATI fica muito satisfeita de participar dos eventos que acontecem aqui no telecentro como o encerramento do curso de Informática Básica para dez mães, então é muito gratificante vermos a comunidade participando e se incluindo digitalmente”, conta.

Telecentros
Desde 2016 a equipe da Agência de Tecnologia tem visitado telecentros pelo interior do estado, colhendo informações sobre a estrutura encontrada nesses espaços com o objetivo de revitalizá-los. Nesta semana o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, recebeu durante reunião o coordenador Geral de Articulação do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. No encontro trataram sobre programas do Governo Federal na área de tecnologia como Cidades Digitais, que contemplará 15 municípios no Piauí, entre eles São José do Divino e Pedro II.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE