INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
ATI firma convênio para levar Internet rápida a todo o Piauí
18/07/2014 - 08:10  
  
Twitter 
Google+ 
Foto: AssCom

Nesta quarta-feira (16), às 10h, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí – ATI, assinou convênio com a Eletrobrás Distribuição Piauí para viabilizar o projeto “GigaPiauí”, que faz parte do Programa de Governo Piauí Estado Digital.

Através do convênio a companhia de energia que abastece o Piauí irá compartilhar parte de sua estrutura de posteamento para que a ATI possa fazer a instalação de cabos de fibra óptica, propiciando uma plataforma tecnológica de dados com velocidade inicial de até 10Gbps (Dez Gigabits por segundo) para capital e, posteriormente, para as cidades do interior do Estado.

AGÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FIRMA CONVÊNIO PARA LEVAR INTERNET RÁPIDA A TODO O PIAUÍ

A diretora geral da ATI, Christiane Alencar explicou que na primeira fase do projeto GigaPiauí será criada a rede metropolitana da grande Teresina. A rede irá interligar 75 órgãos públicos, entre eles escolas, secretarias de governo e Pontos de Acesso público Wi-Fi. “Este convênio representa uma verdadeira revolução em termos de avanços tecnológicos, e para a ATI é uma satisfação participar deste desenvolvimento que irá possibilitar algo tão importante, que é a inclusão social”, afirmou Christiane Alencar.

O diretor de operações da Eletrobrás Piauí, Marcelino Cunha, esclareceu que o convênio não implica em transferência de recursos e garantiu a validade e desenvolvimento da parceria. “A Eletrobrás se sente honrada em participar desse projeto com a ATI, pois houve todo um processo de maturação com um produto final bem estruturado, garantindo benefícios para a população piauiense”, declarou o diretor.

Na segunda fase, a rede de fibra óptica interligará a capital às cidades de Esperantina, Piracuruca, Batalha, Cabeceiras, Barras e José de Freitas, onde será instalado um cinturão óptico para permitir a estabilidade da rede. “A sequência do programa levará Internet a todos os municípios do Piauí sem a dependência exclusiva das operadoras de telefonia”, explicou Richardson Santos, gerente de relacionamento de governo digital da ATI.

O Governo Eletrônico é uma das principais formas de modernização do Estado, apoiado numa visão inovadora do uso das novas tecnologias para a prestação de serviços públicos, mudando a maneira com que o governo interage com o cidadão, as empresas, o funcionalismo público e outros governos. Assim, não se restringe à simples automação dos processos e disponibilização de serviços públicos através de serviços on-line na Internet, mas sim na transformação da maneira com que o Governo, por meio do uso da tecnologia, atinge os seus objetivos a fim de cumprir o seu papel institucional.

“É importante notar que o “novo” Estado do Piauí idealizado e planejado por nossa gestão prevê sempre a busca da qualidade, da rapidez e da universalização dos serviços públicos prestados a partir do uso racional dos recursos, dentre eles a Tecnologia de Informação e Comunicação, de modo a garantir que as ações governamentais trarão a eficácia e a eficiência esperada por toda a comunidade”, finalizou Christiane Alencar.

Benefícios do Projeto Giga Piauí

Esse programa trará ainda uma contribuição tecnológica com a transmissão de dados em alta velocidade, para projetos e sistemas como: aplicações de videoconferência e vídeo chamadas; aplicações de Telemedicina (Sistemas médicos de diagnóstico e análise remotos); aplicações corporativas (SIAFEM, DETRAN, PROTOCOLO, GED – Gestão Eletrônica de Documentos, etc); sistemas de telefonia VoIP que integrem as instituições; sistema de correio eletrônico; câmeras de monitoramento e segurança; sistema de georeferenciamento; sistema de armazenamento de dados, backup e replicação remota de data centers; transmissão de dados de alta velocidade, podendo chegar a 10Gbps, com a utilização de equipamentos mais avançados; suporte de alta velocidade para o programa Piauí Estado Digital permitindo um backbone óptico entre as torres de transmissão wireless e ainda suporte para o núcleo central para gerência de redes (NOC).

Égide Assessoria de Comunicação e Marketing

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE