ATI esclarece que tremor de terra não prejudicou sistemas do Governo
04/01/2017 - 08:11

Funcionários deixaram o prédio após o tremor
O tremor de terra com epicentro na cidade Belágua no Maranhão, distante 234 quilômetros de Teresina, atingiu os prédios do Centro Administrativo na capital do Piauí, incluindo a Agência de Tecnologia da Informação – ATI, por volta das 9h45 da última terça-feira (04). Momentos de correria e pavor fizeram com que os funcionários do órgão deixassem o prédio.

O analista de sistemas Evaldo Cunha confundiu-se e pensou ter sentido uma tontura quando aconteceu o abalo sísmico. “Eu vi o computador tremer e achei que estivesse passando mal, só depois disseram que o prédio estava tremendo”, disse. “Eu estava na sala e naquele momento senti a cadeira tremer, o monitor ficou balançando um pouco, questão de dez, quinze segundos”, detalha o Edvaldo Antônio, outro analista da ATI.

Contudo, o prédio da Agência de Tecnologia, devidamente vistoriado pelo Tenente Marcos Paulo do Corpo de Bombeiros, não sofreu qualquer alteração. A energia não oscilou e a infraestrutura não foi danificada. “Apesar dos tremores ocorridos em Teresina não tivemos nenhum impacto na nossa infraestrutura nem nos serviços ofertados pelo Governo e pela ATI à população, mesmo assim todo nosso sistema, nossa parte de equipamentos é mantida e garantida em uma sala-cofre, totalmente preparada para manter os equipamentos e as informações do estado de forma segura”, comenta o diretor técnico David Amaral.

Para o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, os investimentos do estado na área de tecnologia permitiram essa estabilidade dos serviços. O Governo do Piauí, com os investimentos para modernizar o Estado, especificamente na área de tecnologia, permite hoje que tenhamos um funcionamento mais seguro e constante, então mesmo com eventos naturais como esse que ocorreu, esse abalo sísmico, a Agência de Tecnologia continuou funcionando perfeitamente, sem nenhuma interrupção, demonstrando a solidez e a estabilidade que nós, através do estado conseguimos já fornecer para todos aqueles que dependem dos usos dos sistemas, da nossa rede de comunicação. Esse é o caminho que hoje o Piauí está trilhando, ter sistemas mais sólidos e estabilidade de funcionamento”, disse.

Foto_17112016_011118

O analista de suporte da ATI, André Henry, também comentou sobre a segurança tecnológica e a respeito da sala-cofre. “A ATI sofreu apenas o susto do tremor, mas nenhuma avaria no prédio nem em nossa infraestrutura técnica, ou seja, servidores, nossa rede de fibra ótica, nada disso sofreu nenhum dano, todos os sistemas, todos os sites continuaram no ar, toda nossa rede, tanto a contratada com a OI, como nossa própria rede de fibra que abrange Teresina não sofreu nada, poderia ter sofrido, no caso de algum poste ter caído, mas não chegou a esse ponto”, comenta.

André explica também que a Agência de Tecnologia possui uma sala-cofre que protege os equipamentos em casos de eventos desse tipo. “Se tivéssemos um dano maior, a ATI dispõe de uma sala-cofre, espaço seguro justamente para casos de catástrofe, principalmente as naturais como, por exemplo, incêndios, terremotos, é uma sala segura que em um incidente desse nível, ela vai se isolar do ambiente externo e vai proteger todos os servidores e sistemas abrigados lá dentro, já temos essa sala-cofre desde o ano passado com o intuito de nos prevenirmos para qualquer fato dessa natureza”, esclarece.