INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
ATI firma Termo de Cooperação Técnica com UESPI
08/07/2014 - 09:32  
  
Twitter 
Google+ 
Christiane Alencar - Dir. Geral ATI e Nouga Cardoso - Reitor
Na manhã desta sexta-feira (4), a Agência de Tecnologia e Informação do Estado do Piauí – ATI – firmou Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Estadual do Piauí – UESPI. A solenidade foi realizada na sede da ATI no Centro Administrativo, em Teresina. Através deste termo, a ATI irá compartilhar sua infraestrutura tecnológica com a universidade para o incentivo e desenvolvimento de pesquisa no campo computação aplicada. Os alunos envolvidos no projeto serão supervisionados por professores, essa participação proporcionará o acompanhamento da formação de futuros profissionais da área tecnológica do Estado.

"É a primeira iniciativa da ATI no sentido de integrar a Tecnologia do Estado com Educação Tecnológica. Vamos oferecer para os alunos de pesquisa da UESPI a infraestrutura e contato com equipamento de ponta que possuímos, o ambiente ideal que a universidade precisa para o avanço de pesquisas que vão aprimorar o desenvolvimento de áreas essenciais para o Estado avançar com o uso da tecnologia, exemplo disso é a pesquisa desenvolvida em parceria com a UESPI/Embrapa para monitorar e avaliar o comportamento das abelhas nas colméias, captando informações que estão sendo utilizadas para dar mais qualidade à produção de mel, o que é muito importante para a economia do nosso Estado”, afirma Christiane Alencar, diretora geral da ATI.

Para o Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, a parceria dá mais qualidade à formação dos acadêmicos da Instituição. “Eles passarão também a ter mais contato com profissionais que já atuam no mercado. Além disso, a universidade tem outra contrapartida. A parceria inclui o compartilhamento de dados da IES com o Data Center do Estado, através do sistema de nuvem, o que irá proporcionar maior segurança para os dados da UESPI, facilitando a administração tanto na capital quanto no interior do Estado”, afirma o reitor.  

De acordo com o professor Doutor Giovane Carlos, que é um dos supervisores do projeto junto aos acadêmicos, essa parceria é fundamental, pois a universidade precisa, além do espaço físico, o contato com a Agência que detém a tecnologia do Estado. “Hoje, a ATI possui os mais avançados equipamento do estado, o que é perfeito para nós. Sem contar que também teremos espaço para os alunos saírem de sala de aula e vivenciarem o conhecimento teórico aplicado à prática na ATI”, comenta.

Os estudantes já começaram a utilizar a estrutura da ATI e estão confiantes em promissores resultados. “Acredito que essa parceria vai incentivar os estudantes que estão na academia a desenvolverem projetos e pesquisas, trabalhar em equipe e formar uma mentalidade de empresários, para que, saindo daqui possam montar e gerir suas próprias empresas”, comenta Pedro Tomé, acadêmico que participou de projetos na universidade como a empresa júnior CUIA, uma “incubadora de empresas” que agora passa a atuar na sede da ATI. Pedro é um dos beneficiados com a parceria e já está desenvolvendo e aperfeiçoando softwares para multinacionais.

Entre as plataformas que já estão sendo desenvolvidas pelos estudantes e que vão ser aperfeiçoadas junto à ATI estão sites e aplicativos de celular que podem verificar a localização de uma vaga de estacionamento no centro da cidade, mantendo os motoristas informados. O aplicativo “De Olho da Cidade” é um canal inteligente de monitoramento dos problemas da cidade. Através dele, a população pode pontuar os problemas que vivem diariamente na sua rua ou bairro e têm ligação direta com o poder público. Através deste aplicativo, já disponível para web e smartphones, o Tribunal de Contas do Estado também acompanha as soluções propostas e executadas pelos órgãos públicos, facilitando a fiscalização da prestação de serviços.

ATI FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM UESPI
ATI FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM UESPI




















ATI FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM UESPI




















ATI FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM UESPI




















ATI FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM UESPI



















ATI FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM UESPI




















ATI FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM UESPI


Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE