Agência de Tecnologia da Informação já capacitou 30 alunos do Pronatec
30/11/2016 - 12:42

Alunos do Pronatec durante semana de estágio na ATI
Há quatro meses a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí - ATI possui um convênio firmado com a Secretaria Estadual de Educação para receber e capacitar alunos Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/Seduc – PI, preparando-os para o mercado de trabalho.

Desde então 30 alunos puderam aperfeiçoar seus conhecimentos em diversas áreas na ATI. É o caso de Marcos Vinícius, estudante do curso de Suporte e Manutenção no Centro Estadual de Educação Profissional Paulo Ferraz. “Como eu nunca estagiei antes, essa está sendo uma boa oportunidade para a área de trabalho e para aumentar minha experiência. Aqui na ATI eu montei e desmontei máquinas, observei computadores e também observei como a gente pode agir com calma para poder consertar algum produto danificado”, conta.

O técnico de suporte Nelson Mendes é quem recepciona os alunos. “Os estagiários chegam com a parte teórica e nós os colocamos na prática para fazer manutenção, montagem e desmontagem (de máquinas, computadores) e fazer cabeamento de rede estruturada”, falou.

Durante a semana de visita dos discentes à ATI, eles também são enviados a diversos órgãos do Governo. “Geralmente quando alguma secretaria precisa de manutenção, de reparar algum defeito como ausência de internet, problemas com ip das máquinas ou alguma operação com o servidor nós os enviamos, hoje pela manhã eles foram até a FACIME verificar uma conexão e colocar o sistema na internet”, disse.

Foto_30112016_121115

Larissa Estefane, aluna do ensino médio integrado com Informática na Unidade Escolar Professor Edgar Tito, também tem tido uma semana de bastante aprendizado. “(A experiência) tem sido muito boa, já obtive muitos conhecimentos sobre algumas áreas como montar e formatar computador, como adicionar antivírus para o computador também”, contou.

A gerente de Relacionamento do Governo Digital, Josy Lacerda, aproveitou para falar sobre a motivação que vê nos jovens estudantes. “Nesse ano já tivemos 30 alunos, não só na área de Informática, mas também na área de Administração, Contabilidade e Recursos Humanos. Sem dúvidas está sendo uma grande experiência para eles e a gente vê no contato com os alunos, com a dinâmica, eles vêm muito motivados e é importante esse contato que eles possuem com um órgão público, para a ATI isso é bastante gratificante”, concluiu.