INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Agência de Tecnologia criará banco de dados com identificação civil
21/11/2016 - 14:04  
  
Twitter 
Google+ 
Apresentação do projeto aconteceu na Sec. de Segurança
A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) vai modernizar o Instituto de Identificação digitalizando todas as fichas com informações civis, militares e antecedentes criminais lá existentes, criando para o Estado um Banco de Dados seguro. Para tanto um projeto foi apresentado pela diretoria da ATI nesta segunda-feira (21) ao secretário estadual de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu.

Dividido em etapas, o projeto inicia com a coleta de dados biográficos. “A primeira fase será digitalizar aquele acervo de fichas do Instituto de Identificação, coletando os dados biográficos que são informações pessoais, endereços e nome dos pais juntamente com o recorte da foto de rosto, as dez digitais das mãos e assinatura da pessoa”, explica o diretor técnico da ATI, David Amaral.

Feito isso o Estado terá uma base inicial de dados. “A partir daí podemos usar essa base para comparações, por exemplo, se um policial estiver na rua, ele terá um aplicativo em que poderá colher a digital da pessoa lá na ocorrência que trará todos seus dados, isso somado a parceria que temos com o Tribunal de Justiça referente a mandados de prisão, o policial verificará, inclusive, se a pessoa abordada tem algum mandado em aberto na sua ficha, quais seus antecedentes, entre outros detalhes”, comenta o secretário Fábio Abreu.

De acordo com o diretor-geral da Agência de Tecnologia, Avelyno Medeiros, inicialmente 30 mil fichas serão digitalizadas e cadastradas na base de dados. A modernização do Instituto de Identificação do Piauí facilitará a criação de vários outros sistemas. “Além da identificação por celular, o B.O. poderá ser feito com uso da digital. A segunda etapa do projeto andará em paralelo com a primeira, pois à medida que as fichas são digitalizadas, elas serão abolidas e todas as futuras identidades serão geradas de modo eletrônico dentro do Banco de Dados”, esclarece Medeiros.

Outro benefício é a economia que será proporcionada ao cidadão. “Com esse processo o piauiense não precisará mais gastar com fotos 3x4 ou tirar xerox de documentos, já que as novas fichas de identificação serão digitais”, fala. 

Durante a apresentação, o secretário Fábio Abreu mostrou-se entusiasmado com as vantagens dessa modernização. “Facilitará ainda mais para o cidadão tirar a segunda via de documentos. No interior poderemos coletar os dados das pessoas e repassar as informações para nossa central digitalizar e cadastrar na base de dados, evitando que o cidadão se desloque para alguma regional do Instituto de Identificação”, disse. 

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE