ATI vai criar aplicativo para receber denúncias anônimas
21/11/2016 - 08:24

ATI vai criar aplicativo Salve Maria
Visando reduzir os números de feminicídio e quaisquer outros tipos de agressão e ameaça às mulheres, a delegada Eugênia Villa, subsecretária da Secretaria de Segurança Pública e o delegado João Marcelo solicitaram da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), a criação de um aplicativo que receba denúncias anônimas relacionadas à violência contra a mulher.

De acordo com o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, o ‘app’, como a ferramenta também é conhecida, deve ser lançado no início de 2017. “Levando em conta a orientação do governador Wellington Dias de sempre usar a tecnologia como ferramenta que ofereça soluções e benefícios para a população, esse aplicativo que será desenvolvido pela nossa equipe técnica será de fácil e rápido manuseio, podendo o usuário enviar arquivos de áudio, foto e vídeo durante a denúncia”, conta.

‘Salve, Maria’ é o nome escolhido para o aplicativo que receberá as denúncias. “Esse aplicativo visa preencher um déficit democrático de que a mulher, onde ela estiver, tenha a possibilidade de denunciar a violência sofrida no momento que é cometida”, fala a delegada Eugênia Villa.

Segundo a subsecretária não apenas a mulher poderá fazer as denúncias, mas também vizinhos e pessoas que estejam assistindo a essa violência. “Percebemos que muitas vezes um parente, um vizinho sabe da violência, mas não denuncia por medo de retaliações, então com esse aplicativo será possível denunciar de forma anônima também, além disso ele vai funcionar como o botão do pânico”, conta.

Villa comenta também sobre o funcionamento da ferramenta. “Viemos pedir auxílio da Agência de Tecnologia para desenvolver esse aplicativo para que possamos de imediato atender essa demanda. Agora vai funcionar de forma qualitativa, com dados simples, o aplicativo vai ter uma formatação simples, porém com perguntas e indicações, inferências que digam respeito a polícia, como a forma de a gente poder se deslocar e ir até o local do crime, seja para realizar prisão em flagrante, seja para fazer cessar a violência”, conclui.

Foto_21112016_081154

Parcerias
Recentemente a Polícia Civil lançou o Sistema de Registro de Boletins de Ocorrências (SisBO), ferramenta que contou com o apoio de técnicos da ATI no desenvolvimento dessa nova metodologia, que permite ao cidadão fazer seu B.O em qualquer distrito da capital, independente da região onde a ocorrência tenha acontecido.

“Mesmo que o B.O seja realizado em uma delegacia diferente de onde a ocorrência aconteceu, o sistema já despacha automaticamente o boletim para o distrito policial responsável, de acordo com as informações fornecidas no registro. Esse processo permite que a polícia crie uma mancha criminal observando horário e local onde determinados crimes acontecem, com isso a polícia pode pensar melhor suas estratégias de atuação”, relata o diretor técnico da ATI, David Amaral.

Serviço de email
Ao SisBO será acrescido o serviço de email. “Sempre que o cidadão registrar um boletim de ocorrência deverá receber na sua caixa de entrada a confirmação do B.O” diz Medeiros.

Foto_21112016_081156

Homenagem
O Analista de Suporte Evaldo Cunha e o diretor-geral da ATI Avelyno Medeiros foram homenageados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, liderada pelo deputado licenciado, secretário Fábio Abreu, pelos serviços tecnológicos prestados à área da segurança. A homenagem foi entregue pela delegada Eugênia e pelo delegado João Marcelo durante a reunião que culminou no pedido de criação do aplicativo Salve, Maria.

Presentes à reunião estiveram o diretor técnico da ATI, David Amaral e a diretora financeira Jaira Rodrigues, também o analista de sistemas Evaldo Cunha.