INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí logo
Núcleo otimiza monitoramento da infraestrutura e sistemas do Governo do Estado
17/11/2016 - 13:31  
  
Twitter 
Google+ 
Núcleo de Operações e Comando - NOC
Já está funcionando o Núcleo de Operação e Comando - NOC da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), onde é realizado todo o monitoramento da infraestrutura (fibra ótica, cabos) e dos sistemas (programas) de que o Governo do Estado dispõe. 

De acordo com Eziclei Castro, Coordenador de Redes e Segurança da Informação da ATI, contém no NOC uma sala (entre outras) de monitoramento com oito televisões de alta resolução. “Através deles recebemos informações em tempo real de todos os nossos servidores, links de rádio e de fibra ótica, que levam internet aos mais de 52 órgãos do Estado”, comenta.

O analista de suporte Cristopher Lima traz mais detalhes sobre o monitoramento. “Nós monitoramos todos os serviços disponibilizados pela ATI ao Governo do Estado, desde servidores, links, aplicações, isso é feito em tempo real aqui na nossa central e caso algum deles venha a ficar fora do ar, já é disponibilizado de imediato uma sinalização para nossa equipe, daí tomamos a devida providência para reestabelecer o serviço”, conta.

Caso algum órgão do governo, tanto na capital como no interior, tenha problemas com site fora do ar, com queda na internet, entre outros, é possível entrar em contato com a ATI através de um número de WhatsApp com o qual a equipe técnica presta assistência remota (à distância). 

Foto_17112016_011118


“O número do NOC é o (86) 99443-4720, caso um ponto de wifi público do Piauí Conectado saia fora do ar, por exemplo, através desse whatsapp, as pessoas podem nos repassar essa informação, ou nos enviar fotos de uma rede de fibra ótica rompida”, fala. Problemas no cabeamento de redes em órgãos situados no interior também podem ser resolvidos pelo celular. “Fazemos o restabelecimento do serviço juntamente com um técnico residente do órgão, ele nos repassa informações sobre o circuito ou sobre as condições do equipamento e em parceria reestabelecemos o mais rápido possível aquela atividade”, garante.

Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 1900 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro - Teresina-PI - CEP: 64.018-900
Ouvidoria 0800 281 1411 - Email suporte@ati.pi.gov.br
MAPA DO SITE