Boletim de Ocorrência pode ser registrado em qualquer distrito da capital
16/11/2016 - 16:03
Lançado nesta quarta-feira (16), o Sistema de Boletim de Ocorrência (SISBO) da Polícia Civil permite que o cidadão possa registrar B.O em qualquer distrito policial. A nova metodologia foi desenvolvida pela equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e traz celeridade ao processo.
“Nós temos a partir de hoje uma mudança tecnológica no sistema para registro de ocorrências policiais feitas de modo presencial, através do qual o cidadão não precisa mais se deslocar até o local onde se deu o fato. Em qualquer distrito, em qualquer delegacia da qual o cidadão esteja próximo ele poderá fazer o registro dessa ocorrência, isso tudo com o uso da tecnologia a seu favor, algo recomendado, inclusive, pelo nosso governador Wellington Dias”, esclarece Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI.
O secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu, falou sobre a comodidade que esse novo sistema proporciona. “Além de otimizar o registro das ocorrências, indiretamente existe uma importância com relação ao georreferenciamento desses registros, a exemplo do que já fazemos com os homicídios. Com essas informações (do B.O) conseguimos dizer exatamente onde alguém foi morto, a partir disso podemos fazer a distribuição do policiamento ostensivo com maior qualidade, esse é um dos grandes ganhos desse sistema”, disse.
Anualmente, os distritos policiais recebem cerca de 100 mil pessoas para registro de ocorrências, segundo o delegado-geral Riedel Batista. Os boletins de ocorrência também podem ser feitos online, bastando acessar o site da Polícia Civil e buscando o link do SisBO, localizado na primeira coluna esquerda do site.
“Vamos acrescentar a essa nova metodologia o serviço de email com o qual o cidadão receberá a confirmação do registro de B.O automaticamente assim que concluir o registro virtual”, explica Medeiros.
O SisBO é válido também para delegacias especializadas. “Com isso conclamamos a população para que registre sempre quaisquer ocorrências. Com os dados obtidos desses boletins teremos capacidade de trabalhar melhor a distribuição dos policias pela cidade levando em consideração horários, locais, dias da semana, entre outras coisas que estarão ali registradas”, conclui.
Agência de Tecnologia do Estado do Piauí
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