ATI vai criar novo sistema de ocorrências do 190
31/10/2016 - 13:18

Reunião entre diretores da ATI e Polícia Militar
A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí, através de sua equipe técnica, vai criar um novo sistema de ocorrências da Polícia Militar atendidas no número 190. O objetivo é atender a população com maior precisão e segurança sempre que a PM for acionada. Os entendimentos aconteceram durante reunião com a presença do diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, diretor técnico David Amaral, analista de sistemas Evaldo Cunha e os coronéis Paulo de Tarso e Júnior da PM-PI.

A equipe técnica da Agência de Tecnologia vai usar o atual sistema da Polícia Civil como base para a PM. “Faremos as devidas adaptações de acordo com a necessidade da Polícia Militar, mais especificamente do Copom, no que se refere ao despacho e atendimento de ocorrências, além disso esse novo sistema vai gerar relatórios estatísticos quinzenalmente também”, comenta Evaldo.

De acordo com analista de sistemas, o cidadão poderá ligar para o 190, informar qual é a ocorrência, que todas as informações irão constar em um formulário. “O atendente irá preencher o formulário na tela do computador, com as informações registradas o despachante vai escolher, conforme a região ou bairro de Teresina, qual a viatura mais indicada e próxima do local para atender a ocorrência recebida”, explica.

Para o coronel da PM, Paulo de Tarso, o sistema será bastante proveitoso. “Poderemos fazer um planejamento e melhorar a qualidade dos nossos serviços otimizando de certa forma os recursos humanos e material da Polícia Militar, uma vez que evitaremos deslocar viatura de uma região a outra, por exemplo”, conta.

O coronel também comenta a importância dos dados que o sistema vai gerar. “É um sistema online que vai apresentar os detalhes do tipo de ocorrência como a região onde mais ocorre determinado crime, se é homicídio, furto ou roubo e o horário, com isso teremos maior facilidade para planejar nossas ações e obter um resultado positivo”, diz.

Além de possibilitar o atendimento de modo satisfatório, o sistema que a ATI vai criar permitirá também que a PM faça um acompanhamento das estatísticas, analisando se houve evolução, resolução ou diminuição das ocorrências, se alguma taxa de crime migrou de um bairro para outro, entre outras informações que podem ser geradas com o cruzamento dos dados obtidos a cada ocorrência que o 190 receber.