A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) está concluindo as instalações do NOC – Núcleo de Operação de Controle, espaço de onde será monitorada toda a infraestrutura tecnológica do Governo do Estado.
“Estamos finalizando agora a implantação desse núcleo, que vai funcionar como uma central de monitoramento. A parte de redes e sistemas que envolve os órgãos estaduais será toda monitorada aqui”, conta David Amaral, diretor técnico da ATI.
Entre outros aparelhos, o NOC contará com um vídeo wall, uma série de monitores conectados fisicamente formando assim um telão. “Saberemos ao vivo, em tempo real como os equipamentos tecnológicos estão funcionando, se a rede de conexões está operando dentro da normalidade através do núcleo e da equipe técnica”, explica.
Já o Centro de Memória Tecnológica da ATI, espaço com aparelhos tecnológicos que já saíram de circulação, está sendo revitalizado para próximo ao NOC. “É o nosso museu, estamos dando uma revitalizada para garantir um melhor conforto e visibilidade para a população que queira conhecer e visitar esse espaço dentro da Agência”, fala.
De acordo com o diretor técnico David, instituições, escolas, universidades que queiram trazer alunos e turmas escolares para visitação, podem agendar uma data na própria sede do órgão. “No Centro de Memória Tecnológica é possível conhecer a história da Prodepi, a mudança para ATI, bem como equipamentos, máquinas, computadores antigos e sua evolução ao longo dos anos”, conclui.
A implantação do NOC e a revitalização do Centro de Memória tem previsão para conclusão no início de novembro.