A sede da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí recebeu uma turma de alunos do curso de Ciências da Computação. Os discentes atualmente cursam o segundo período no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Caxias. Na ATI puderam conhecer o Centro de Memória Tecnológica e as instalações do Data Center (centro de processamento e armazenamento de dados) do Estado, também chamado por sala-cofre.
Trazidos pelo professor Bringel Filho, -idealizador dos projetos Lagoas Digitais e Cuia, que fomentam o desenvolvimento educacional e tecnológico com apoio da Agência de Tecnologia, usando de sua infraestrutura-, os alunos permaneceram atentos a todos os detalhes, equipamentos e informações que lhes eram repassadas durante o passeio.
“A gente veio nessa viagem para conhecer mais sobre o desenvolvimento da tecnologia, como ela pode beneficiar e melhorar a vida, foi uma boa experiência, vimos computadores antigos e agora vimos a suíte do data center”, conta o empolgado Rodrigo Brandão, um dos alunos de Bringel.
Weslley Oliveira, gerente de Infraestrutura da ATI, foi o responsável por mostrar o data center. “Basicamente eu mostrei a sala segura, para que serve, o que colocamos nela atualmente, qual seu intuito e porque a chamamos sala cofre. Eles (alunos) ficaram bastante encantados com a nossa infraestrutura inicial, pois estamos em fase de construção. Eles gostaram bastante”, disse.
Os alunos também participaram de palestra sobre empreendedorismo no setor de T.I. (tecnologia da informação) e visitaram as salas do projeto Lagoas Digitais e Cuia.