Governo aprova projeto de parceria para ampliação do Piauí Conectado
03/10/2016 - 16:19

Nesta segunda-feira (03), o Conselho Gestor do Estado do Piauí aprovou dois projetos: a expansão da nova Central de Abastecimento e implantação do Piauí Conectado através de parceria público-privdada. A aprovação final aconteceu durante reunião na Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC), com presença do governador Wellington Dias e do diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI), Avelyno Medeiros. Os projetos devem ser licitados até o final deste ano.

Os dois projetos serão encaminhados à Procuradoria Geral do Estado e em seguida para a Aseembleia Legislativa, onde serão avaliados conforme as exigências legais que envolve esse tipo de parceria.

Inicialmente a rede de fibra ótica que vai levar conexão de internet através do Piauí Conectado contemplará 96 cidades, o que corresponde a 80% da população do estado. O projeto vai operar e manter a infraestrutura de transporte de dados, imagens e voz com qualidade de conexão entre 10 e 30 mega. Cidades que não puderem receber a rede terão disponível a solução de internet via rádio.

O Piauí Conectado é um programa de inclusão digital que permite ao piauiense acessar redes sociais, ter acesso a conteúdo e informações na web, fazer cursos a distância, enviar e receber arquivos, realizar a telessegurança através de videomonitoramento entre outras facilidades.