IPV4 e IPV6 vão dificultar queda de sites do Governo
09/09/2016 - 13:36

André Henry, Analista de Suporte da ATI
A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) tornou-se um sistema autônomo (AS), o que a coloca como responsável pelos endereços eletrônicos e sistemas do Governo do Estado tanto em IPV4 como em IPV6 (protocolos baseados em combinações numéricas através da qual os computadores navegam pela web) na internet.

Ao se tornar um Sistema Autônomo, os endereços e sites do Estado estarão publicados na internet por dois caminhos diferentes, operação também chamada de ‘redundância’ dos serviços estaduais disponibilizados na internet. “Um dos fatores positivos disso é que, caso um provedor caia, os sites e sistemas do governo não sairão do ar, já que haverá o segundo caminho, assim a pessoa que estiver em sua casa acessando o site do Detran, por exemplo, não será afetada com a queda de uma dessas rotas”, esclarece André, Henry, Analista de Suporte da ATI.

Henry explica ainda que atualmente usa-se o IPV4 como protocolo, porém esse serviço começa a ser substituído gradualmente pelo seu sucessor natural que é o IPV6, já adotado em fase de teste por grandes sistemas e sites mundiais. “A Agência de Tecnologia é pioneira dentre as instituições do Piauí ao utilizar esse novo serviço, pois empresas como Netflix, Google e Banco Votorantim já usam e possuem seus sites em IPV6”, conta.

Imagem mostrar como acontece a redundância de links

A utilização simultânea dos dois protocolos oferece vantagens como maior quantidade de endereços disponíveis à ATI. “Enquanto o IPV4 oferece 4 bilhões de endereços para o mundo inteiro, o IPV6 vai fornecer essa mesma quantidade apenas para a ATI, fator que vai nos permitir trabalhar com maior celeridade na internet, além do consequente aumento de segurança em nosso sistema de rede estadual”, conclui.

IPV6 BR aponta ATI-PI como usuária do protocolo

Até o momento o site da Agência de Tecnologia da Informação do Estado já opera através do IPV6. Os demais endereços eletrônicos e sistemas do estado também serão migrados progressivamente para que atuem através das duas rotas.